Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMIA JAMILE DAMOUS DUAILIBE DE AGUIAR CARNEIRO COELHO

2018-10-30 08:57:15.945

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMIA JAMILE DAMOUS DUAILIBE DE AGUIAR CARNEIRO COELHO
DATA: 14/11/2018
HORA: 14:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: NASCIMENTO DE PARTO CESÁREO, DEPRESSÃO E TRANSTORNO BIPOLAR EM ADOLESCENTES DA COORTE DE NASCIMENTO RPS, SÃO LUÍS–MA.
PALAVRAS-CHAVES: Cesárea. Transtorno Bipolar. Transtorno Depressivo. Transtornos do Humor. Comportamento do Adolescente.
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Com o aumento na realização de partos cesáreos, suas consequências para a saúde da prole tem sido objeto de investigação. Apesar da plausibilidade biológica da associação entre nascer de parto cesáreo e desenvolvimento de transtornos de humor, os estudos até o presente momento foram inconclusivos. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi investigar se existe associação de causalidade entre nascimento de parto cesáreo e o desenvolvimento de depressão e transtorno bipolar em adolescentes. MÉTODO: Tratou-se de um estudo de coorte retrospectiva que avaliou 1.603 adolescentes, no ano de 2016, participantes da terceira fase da coorte RPS, em São Luís – MA. Do nascimento, foram avaliados tipo de parto, peso ao nascer, nascimento pré-termo, idade e escolaridade maternas, paridade, situação conjugal, fumo materno na gestação. Dos adolescentes, foram investigados sexo, cor da pele, estudo atual, ter religião, pais separados, renda familiar atual, fumo atual e uso de bebidas alcoólicas. As variáveis desfecho foram transtorno depressivo, transtorno bipolar e o constructo transtorno de humor na adolescência. Foi realizado um modelo teórico por meio de um Gráfico Acíclico Direcionado que permitiu a escolha das variáveis de ajuste mínimo para evitar viés de confundimento. Para análise, utilizou-se método epidemiológico de inferência causal por meio da ponderação por escore de propensão. RESULTADOS: Não houve diferença estatística em relação ao tipo de parto e depressão (IC 95% -0,035;0,019/p=0,55), transtorno bipolar (IC 95% -0,022; 0,042/p=0,53) e transtorno de humor (IC 95% -0,034; 0,039/p=0,89), em ambos os sexos. CONCLUSÃO: Não se encontrou associação de causalidade entre nascer de parto cesáreo e desenvolver depressão e transtorno bipolar nos adolescentes pesquisados.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407662 - ALCIONE MIRANDA DOS SANTOS
Interno - 1210245 - CECILIA CLAUDIA COSTA RIBEIRO DE ALMEIDA
Presidente - 7549183 - VANDA MARIA FERREIRA SIMOES

fim do conteúdo