Banca de DEFESA: HORTÊNSIA COUTINHO DA ROCHA

DISCENTE: HORTÊNSIA COUTINHO DA ROCHA
DATA: 11/02/2019
LOCAL: Programa de Pós-Graduação de Saúde Coletiva
TÍTULO: Setores De Cuidado À Saúde: Vivências De Famílias Egressas De Unidade De Terapia Intensiva Neonatal
PALAVRAS-CHAVES: : 1. Setores de cuidado à saúde 2. Unidades de Terapia Intensiva Neonatal 3. Práticas de Cuidado 4. Cuidado da criança.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: A evolução dos cuidados intensivos neonatais tem possibilitado o aumento da sobrevida desse grupo de crianças de risco, exigindo um acompanhamento de modo compartilhado entre a atenção especializada (ambulatório de seguimento) e atenção básica a longo prazo, com o objetivo de monitorar o crescimento e desenvolvimento facilitando sua inserção no contexto social. No entanto, ao voltar para o domicílio, a família se depara com questões socioculturais voltadas para a dimensão simbólica do entendimento que se tem sobre a saúde, incluído seus conhecimentos, percepções e experiências para perceber, classificar e buscar ajuda diante das intercorrências. O presente estudo teve por objetivo analisar as escolhas de mães e cuidadores para as práticas de cuidado de crianças egressas de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em São Luís – MA. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, utilizando uma abordagem interpretativa. Foi desenvolvido a partir de duas maiores Unidade de Terapia Intensiva Neonatal públicas sendo uma universitária e de gestão federal e a outra de gestão estadual. Ambas são habilitadas como Hospital Amigo da Criança e dispõem de ambulatório de seguimento. A coleta de dados ocorreu no período entre maio e junho de 2018 através de entrevista semiestruturada realizada no domicilio com o cuidador principal da criança. A amostra atendeu ao critério de saturação. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo na modalidade temática. A partir das falas das entrevistadas foi possível identificar quais os recursos disponíveis e as motivações para a busca de cuidados nos diferentes setores. No presente estudo as cuidadoras não relataram nenhum vínculo com a atenção primária à saúde, apenas com os profissionais que o acompanham na atenção secundária, que acabam abarcando outras demandas que deveriam ser atendidas na rede básica de saúde resultando em um cuidado desarticulado entre os serviços. Este trabalho possibilitou o resgate de crianças que tinham abandonado o acompanhamento no ambulatório de seguimento.
Presidente - 6551413 - ZENI CARVALHO LAMY
Externo ao Programa - 2932682 - JACIRA DO NASCIMENTO SERRA