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Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIANE CRISTINA FERREIRA BERNARDES NEVES

2019-05-24 14:35:23.95

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARIANE CRISTINA FERREIRA BERNARDES NEVES
DATA: 04/06/2019
HORA: 14:00
LOCAL: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PRESIDENTE DUTRA
TÍTULO: TELESSAÚDE: uma ferramenta de Educação Permanente em Saúde para os profissionais da Atenção Básica do Estado do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Telemedicina. Educação Continuada. Educação a Distância. Atenção Primária à Saúde.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: O estudo buscou avaliar o Telessaúde como ferramenta de Educação Permanente em Saúde para os profissionais da Atenção Básica do Estado do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa do tipo avaliativa com abordagem quantitativa e qualitativa. No artigo 1 foi avaliado os indicadores de utilização dos serviços ofertados pelo Núcleo Estadual de Telessaúde do HUUFMA, na sua relação com a Educação Permanente em Saúde, por meio dados secundários da Plataforma Nacional de Telessaúde do Brasil, referente aos anos de 2015 e 2016. Foram calculadas a taxa de utilização mensal do sistema e a média mensal de solicitações por município e unidade básica de saúde. As teleconsultorias foram descritas quanto ao profissional solicitante, assuntos mais solicitados, satisfação e resolutividade das respostas. No período do estudo realizadas 13 976 teleconsultorias oriundas de 47 municípios, a maioria de pequeno porte e com baixo índice de desenvolvimento humano municipal. A média de utilização geral das teleconsultorias e a taxa de utilização mensal por município e unidade de saúde foram superiores às encontradas na literatura. Os enfermeiros e os agentes comunitários de saúde foram os profissionais mais ativos e informaram ter suas dúvidas atendidas. No artigo 2 foi realizado a análise da percepção dos profissionais de saúde da Atenção Básica do Estado do Maranhão sobre o uso do Telessaúde como uma ferramenta de Educação Permanente em Saúde. A pesquisa foi realizada no município de Caxias-MA, em junho de 2018. A amostra foi intencional, por conveniência e saturação, sendo composta por 21 profissionais de saúde das Equipes da Atenção Básica. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada individual e analisados por meio da análise de conteúdo, que revelou três categorias temáticas: Renovando conhecimento com responsabilidade, segurança e baseada em evidências científicas; Compartilhando conhecimento e diminuindo o isolamento profissional na AB e Barreiras para o uso dos serviços do Telessaúde e para a implementação da EPS. Os resultados retrataram a contribuição do Telessaúde na melhoria do atendimento e no processo de Educação Permanente em Saúde das equipes, entretanto existem barreiras para a sua utilização. Concluiu-se com os indicadores de utilização do Núcleo de Telessaúde do HUUFMA que o serviço é sustentável, com potencial para apoiar a atenção básica e ser utilizado como ferramenta de Educação Permanente em Saúde. Entretanto, sugere-se a sensibilização e capacitação dos profissionais e, em especial, dos gestores municipais, a fim de tornar o Telessaúde de uso multiprofissional, diário e contínuo na sua totalidade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA ESTELA HADDAD - USP
Presidente - 271.325.363-20 - LIBERATA CAMPOS COIMBRA - UFMA
Interno - 7549183 - VANDA MARIA FERREIRA SIMOES

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