Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA CRISTINE NASCIMENTO DA SILVA COELHO

DISCENTE: CARLA CRISTINE NASCIMENTO DA SILVA COELHO
DATA: 21/11/2019
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: Incidência de síndrome metabólica em obesos de peso normal e em indivíduos com excesso de peso e gordura corporal elevada da coorte RPS, em Ribeirão Preto - SP
PALAVRAS-CHAVES: Índice de massa corporal. Síndrome metabólica. Gordura corporal. Incidência.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Estimar a incidência de síndrome metabólica (SMet) em obesos de peso normal (OPN) e nos indivíduos com excesso de peso e gordura corporal (GC) elevada. Métodos: Trata-se de um estudo de coorte prospectivo que avaliou adultos pertencentes a coorte de nascimento de Ribeirão Preto, São Paulo, de 1978/1979. Utilizou-se dados de 787 indivíduos avaliados em dois momentos, com idade de 23 a 25 anos e com 35 a 37 anos. Os adultos jovens foram divididos em 3 grupos: eutrófico (IMC ≥ 18,5kg/m2 e < 25kg/m2 + ∑ dobras cutâneas subescapular e tricipital ≤ p90); OPN (IMC ≥ 18,5kg/m2 e < 25kg/m2 + ∑ dobras cutâneas > p90) e IMC↑GC↑ (IMC ≥ 25kg/m2 + ∑ dobras cutâneas > p90). Foram excluídos das análises os indivíduos identificados com SMet aos 23/25 anos. Aos 35/37 anos todos foram reavaliados quanto à incidência da síndrome e seus componentes por meio da regressão de Poisson com variância robusta, ajustada para calorias totais, renda, prática de atividade física, consumo de açúcar de adição e lipídios totais. Resultado: Os OPN apresentaram razão de risco de SMet (RRajustado=1,84; IC95%=1,35 – 2,50; p<0,001) semelhante aos indivíduos com excesso de peso (RRajustado=1,71; IC95%=1,39 – 2,11; p<0,001). Hiperglicemia e perímetro da cintura aumentado apresentaram razão de risco semelhante nos dois grupos. A hipertrigliceridemia apresentou razão de risco significativamente maior entre os OPN e a hipertensão apresentou maior razão de risco entre aqueles com excesso de peso. O HDL colesterol alterado não apresentou razão de risco significativa entre os grupos. Conclusão: Os OPN apresentam razão de risco de SMet semelhante aos indivíduos com excesso de peso e GC elevada, o que evidência a necessidade de avaliação da quantidade de GC mesmo em indivíduos classificados como normal pelo IMC.
Interno - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA
Presidente - 407209 - ANTONIO AUGUSTO MOURA DA SILVA