Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO FERREIRA SILVA JUNIOR

DISCENTE: JOAO FERREIRA SILVA JUNIOR
DATA: 22/11/2019
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: Influência da sonolência diurna excessiva, duração e qualidade do sono nos níveis séricos de BDNF e NGF em adolescentes
PALAVRAS-CHAVES: Adolescentes; Sono; Privação de sono; BDNF; NGF.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Estudos recentes sugerem que as neurotrofinas apresentam-se alteradas quando há privação do sono. Hipotetiza-se que um sono de qualidade ruim reduz os níveis do BDNF e NGF e a sonolência diurna excessiva (SDE) aumenta seus valores. Objetivo: Analisar a influência da SDE, duração e qualidade de sono nos níveis séricos das neurotrofinas BDNF e NGF em adolescentes. Métodos: Estudo transversal de base populacional realizado com dados de uma coorte de nascimentos brasileira, com amostra de 570 adolescentes entre 17 e 19 anos.. A qualidade do sono foi avaliada através do inquérito de qualidade de sono de Pittsburgh (PSQI-BR) e a SDE através da escala de Epworth (ESS-BR). Os desfechos BDNF e NGF foram expressos em tercis e analisados por regressão multinomial. Resultados: O PSQI-BR global não se associou aos baixos (p valor=0.189) e altos níveis (p valor=0.275) do BDNF e nem aos baixos (p valor=0.951) e altos níveis (p valor=0.322) do NGF. Dos componentes do PSQI-BR, a baixa duração do sono (< 6 horas) esteve associada com baixos níveis do BDNF (p valor=0.006) e a disfunção diurna correlacionou-se com altos níveis do BDNF (p valor=0.005). O ESS-BR global se associou tanto aos altos níveis de BDNF (p valor=0.050) quanto aos altos níveis de NGF (p valor=0.038). Conclusão: Adolescentes com taxas muito baixas das neurotrofinas BDNF e NGF, tem uma predisposição maior para o desenvolvimento de distúrbios neuropsiquiátricos e neurodegenerativos. A duração curta do sono é um dos fatores que contribuem para a redução desses marcadores.
Interno - 1159347 - BRUNO LUCIANO CARNEIRO ALVES DE OLIVEIRA
Interno - 1210245 - CECILIA CLAUDIA COSTA RIBEIRO DE ALMEIDA