Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE CRISTINA SILVA MIRANDA

DISCENTE: ELAINE CRISTINA SILVA MIRANDA
DATA: 21/11/2019
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: Situação dos leitos de cuidado intermediário neonatal canguru (UCINCa) no Brasil: uma análise exploratória.
PALAVRAS-CHAVES: Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Método Canguru. Leitos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: As unidades neonatais no Brasil, devem se organizar como uma linha de cuidados progressivos apresentando leitos de cuidado intensivo e leitos de cuidado intermediário, com duas tipologias: Convencional e Canguru, conforme preconiza a Portaria 930/2012 do Ministério da Saúde. A definição de duas tipologias para o cuidado intermediário é consequência do alinhamento das ações da Rede Cegonha com a experiência brasileira com a implantação da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru (MC). Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar a situação e adequação de leitos de cuidado intermediário neonatal Canguru (UCINCa) em maternidades ligadas à Rede Cegonha. Métodos: Estudo descritivo, realizado em 606 maternidades localizadas em todas regiões do Brasil. Os bancos de dados utilizados foram da pesquisa nacional de “Avaliação das Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento em Maternidades da Rede Cegonha” e do Sistema Nacional de Nascidos Vivos (SINASC). Para calcular e avaliar a distribuição dos leitos neonatais foram utilizados os parâmetros propostos pelo Ministério da Saúde através da Portaria 930/2012 que considera que para cada 1000 nascidos vivos tem-se a necessidade de 1 leito de cuidado intermediário Canguru, 2 leitos intensivos e 2 leitos de cuidado convencional. Os dados foram apresentados através de frequência absoluta e relativa. Resultados: A minoria das unidades neonatais (24,42%) se organiza como uma linha de cuidados progressivos com as três tipologias de leito previstas. Os leitos de cuidado intermediário Canguru são a minoria dos leitos implantados (11,27%). Há uma concentração de leitos intensivos e intermediários nas regiões Sudeste e Sul que apresentam déficit de leitos de cuidado intermediário Canguru. Ao analisar a adequação dos leitos pelo número de nascidos vivos, verifica-se inadequação dos leitos de cuidado intermediário Canguru em todas as regiões do Brasil, déficit de leitos intensivos nas regiões Norte e Nordeste e adequação de leitos de cuidado intermediário convencional em todas as regiões. Falta equidade na distribuição dos recursos tecnológicos e a implantação dos leitos de cuidado intermediário Canguru no Brasil ainda é incipiente.
Presidente - 551391 - FERNANDO LAMY FILHO
Interno - 1983977 - ROSANGELA FERNANDES LUCENA BATISTA