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Banca de DEFESA: ARIANE CRISTINA FERREIRA BERNARDES NEVES

2019-12-13 15:09:39.56

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARIANE CRISTINA FERREIRA BERNARDES NEVES
DATA: 18/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
TÍTULO: TELESSAÚDE: uma ferramenta de Educação Permanente em Saúde para os profissionais da Atenção Básica do Estado do Maranhão,
PALAVRAS-CHAVES: Telemedicina. Educação Continuada. Educação a Distância. Atenção Primária à Saúde.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: O estudo buscou avaliar o Telessaúde como ferramenta de Educação Permanente em Saúde (EPS) para os profissionais da Atenção Básica (AB) do Estado do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa do tipo avaliativa com abordagem quantitativa e qualitativa. No artigo 1 foi avaliado os indicadores de utilização dos serviços ofertados pelo Núcleo Estadual de Telessaúde do HUUFMA, na sua relação com a EPS, por meio de dados secundários da Plataforma Nacional de Telessaúde do Brasil, referente aos anos de 2015 e 2016. Foram calculadas a taxa de utilização mensal do sistema e a média mensal de solicitações por município e unidade básica de saúde. As teleconsultorias foram descritas quanto ao profissional solicitante, assuntos mais solicitados, satisfação e resolutividade das respostas. No período do estudo foram realizadas 13.976 teleconsultorias oriundas de 47 municípios, a maioria de pequeno porte e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. A média de utilização geral das teleconsultorias e a taxa de utilização mensal por município e unidade de saúde foram superiores às encontradas na literatura. Os enfermeiros e os agentes comunitários de saúde foram os profissionais mais ativos e informaram ter suas dúvidas atendidas. No artigo 2 foi realizado a análise da percepção de profissionais de saúde da AB do Estado do Maranhão sobre o uso do Telessaúde como uma ferramenta de EPS. A coleta foi realizada no município de Caxias-MA, em junho de 2018. A amostra foi intencional, por conveniência e saturação, sendo composta por 21 profissionais de saúde das equipes da AB. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada individual e analisados por meio da Análise de Conteúdo, que revelou três categorias temáticas: renovando conhecimento com responsabilidade, segurança e baseada em evidências científicas; compartilhando conhecimento e diminuindo o isolamento profissional na AB e; barreiras para o uso dos serviços do Telessaúde e para a implementação da EPS. Os resultados retrataram a contribuição do Telessaúde na melhoria do atendimento, com mudanças nas práticas de trabalho, orientação de casos clínicos funcionando com uma segunda-opinião e na evitação de encaminhamentos a outros especialistas. Reflete ainda o apoio no processo de EPS das equipes, entretanto existem barreiras para a sua utilização. Concluiu-se com os indicadores de utilização do Núcleo de Telessaúde do HUUFMA que o serviço é sustentável, com potencial para apoiar a AB e ser utilizado como ferramenta de EPS. Recomenda-se a sensibilização e capacitação dos profissionais e, em especial, dos gestores municipais, a fim de tornar o Telessaúde de uso multiprofissional, diário e contínuo na sua totalidade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA ESTELA HADDAD - USP
Presidente - 271.325.363-20 - LIBERATA CAMPOS COIMBRA - UFMA
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO BARBOSA PACHECO - UNICEUMA
Interno - 7549183 - VANDA MARIA FERREIRA SIMOES
Interno - 6551413 - ZENI CARVALHO LAMY

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