Banca de DEFESA: ELAINE CRISTINA SILVA MIRANDA

DISCENTE: ELAINE CRISTINA SILVA MIRANDA
DATA: 12/02/2020
LOCAL: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
TÍTULO: SITUAÇÃO DOS LEITOS NEONATAIS EM MATERNIDADES BRASILEIRA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Método Canguru. Leitos
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: RESUMO As unidades neonatais no Brasil, devem se organizar como uma linha de cuidados progressivos apresentando leitos de cuidado intensivo e leitos de cuidado intermediário, com duas tipologias: convencional e Canguru, conforme preconiza a Portaria 930/2012 do Ministério da Saúde. A definição de duas tipologias para o cuidado intermediário é consequência do alinhamento das ações da Rede Cegonha com a exitosa experiência brasileira com a implantação da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru (MC). O objetivo deste estudo é avaliar a situação e adequação dos leitos neonatais em instituições ligadas à Rede Cegonha. Estudo descritivo, realizado em 606 maternidades localizadas em todas as regiões do Brasil. Os bancos de dados utilizados foram da pesquisa nacional de “Avaliação das Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento em Maternidades da Rede Cegonha” e do Sistema Nacional de Nascidos Vivos (SINASC). Para calcular e avaliar a distribuição dos leitos neonatais foram utilizados os parâmetros propostos pelo Ministério da Saúde através da Portaria 930/2012 que considera que para cada 1000 nascidos vivos tem-se a necessidade de 1 leito de cuidado intermediário Canguru, 2 leitos intensivos e 2 leitos de cuidado convencional. Os dados foram apresentados através de frequência absoluta e relativa. A minoria das unidades neonatais (24,42%) se organiza como uma linha de cuidados progressiva com as três tipologias de leito previstas. Os leitos de cuidado intermediário Canguru são a minoria dos leitos implantados (11,27%). Há uma concentração de leitos intensivos e intermediários nas regiões Sudeste e Sul que apresentam déficit de leitos de cuidado intermediário Canguru (7,49% e 7,37% respectivamente). Ao analisar a adequação dos leitos pelo número de nascidos vivos, verifica-se inadequação dos leitos de cuidado intermediário Canguru em todas as regiões do Brasil, déficit de leitos intensivos nas regiões Norte e Nordeste e adequação de leitos de cuidado intermediário convencional em todas as regiões. Falta equidade na distribuição dos recursos tecnológicos e a implantação dos leitos de cuidado intermediário Canguru no Brasil ainda é incipiente. Existe falha na implantação de políticas públicas baseadas em evidências científicas. São necessários maiores esforços para implantação do cuidado progressivo e diminuição das diferenças regionais.
Presidente - 551391 - FERNANDO LAMY FILHO
Externo à Instituição - MARIA AUXILIADORA DE SOUZA MENDES GOMES - FIOCRUZ