Banca de QUALIFICAÇÃO: ADNA NASCIMENTO SOUZA

DISCENTE: ADNA NASCIMENTO SOUZA
DATA: 02/02/2021
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: : FATORES ASSOCIADOS COM O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO CONTATO PELE A PELE EM RECÉM-NASCIDOS DE BAIXO PESO
PALAVRAS-CHAVES: Método Canguru; Recém-Nascido de Baixo Peso, Saúde Materno-Infantil; Estudo multicêntrico.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: O contato pele a pele consiste em manter o recém-nascido, somente de fraldas, na posição vertical junto ao peito dos pais guardando o tempo mínimo necessário para respeitar a estabilização do neonato e pelo tempo máximo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente. A realização precoce, regular e prolongada do contato pele a pele tem mostrado impactos positivos na saúde do recém-nascido. Diversos fatores podem exercer influência tanto sobre a realização quanto com a duração da exposição ao contato pele a pele. OBJETIVO: avaliar os fatores associados ao tempo de exposição ao contato pele a pele em recém-nascidos com peso até 1.800g durante a internação em unidades neonatais. Métodos: Estudo transversal aninhado a uma coorte, conduzido em cinco unidades neonatais de referência para o Método Canguru no Brasil. As características relacionadas à mãe e ao recém-nascido foram coletadas em prontuários e entrevistas, a realização do contato pele-a-pele era registrada em fichas anexados ao leito, preenchidas pela equipe e pelos pais. A variável desfecho foi o tempo médio diário de contato pele a pele inferior a 180 minutos. Foi realizada modelagem hierarquizada utilizando a regressão de Poisson com variância robusta para cálculo das razões de prevalência, considerando o nível de significância de 5%. Resultados: Dos 405 recém-nascidos inclusos no estudo, 248 realizaram tempo médio de contato pele a pele inferior a 180 minutos/dia (61,23%). As variáveis que permaneceram independentemente associadas foram: não ter condições de transporte facilitado até o hospital (RP = 2,08; IC95%: 1,01 – 4,27), não possuir conhecimento prévio sobre o Método Canguru (RP = 2,26; IC95%: 1,08 – 4,71) e ter apresentado morbidades durante a gestação (RP = 0,48; IC95%: 0,26 – 0,88). Conclusão: Mães que não tem condições fáceis de transporte até a maternidade e que desconhecem o método constituem-se em alvos prioritários a fim de promover o engajamento dessas famílias em maior tempo de exposição ao contato pele a pele realizado junto aos recém-nascidos que necessitam de atenção hospitalar.
Interno - 551391 - FERNANDO LAMY FILHO
Interno - 7549183 - VANDA MARIA FERREIRA SIMOES