Banca de DEFESA: MARIVANDA JULIA FURTADO GOUDARD

2021-09-15 19:17:36.135

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIVANDA JULIA FURTADO GOUDARD
DATA: 01/10/2021
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: EFEITO DO TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO CONTATO PELE-A-PELE SOBRE RESULTADOS NEONATAIS
PALAVRAS-CHAVES: Método canguru. Recém-nascido de baixo peso. Prematuridade. Cuidado intensivo neonatal. Avaliação de resultados.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia
RESUMO: RESUMO Recém-nascidos (RN) de baixo peso ao nascer (< 2.500 gramas) estão associados a um alto risco de morbimortalidade no período neonatal. O contato pele-a-pele (CPP), tem se demonstrado efetivo em promover desfechos positivos nessa população, no entanto, o tempo de exposição necessário para alcançar esses resultados ainda é carente de maiores investigações. Pretende-se investigar o papel do CPP na contribuição para se observar efeitos protetivos sobre o óbito e aleitamento materno exclusivo (AME) nessa população, dentro de unidades neonatais brasileiras. Método: estudo multicêntrico de coorte prospectivo, sobre início e duração do CPP em RN com peso até 1800 gramas, nascidos e internados em cinco centros de saúde brasileiros, no período de maio/2018 a março/2020. Foram excluídos óbitos na primeira semana de vida, crianças com malformações, com asfixia perinatal ou qualquer outra condição que não permitisse a realização do CPP. O CPP foi registrado por meio de ficha individual, preenchida pela equipe de saúde e pela família do neonato enquanto da sua internação hospitalar. Dados maternos e dos RN foram obtidos através de questionários com as mães e pelos prontuários de ambos. Foi utilizado um método de aprendizado de máquina, a árvore de classificação (AC), para a análise dos dados. O algoritmo gerado por essa árvore identifica, por meio de testes estatísticos, qual conjunto de variáveis melhor explica o resultado proposto. Resultados: um total de 405 díades (mãe/filho) participaram do estudo. A média de idade gestacional e peso ao nascer dos RN foram de 31,3(±2,7) semanas e 1369,7(±297,3) gramas, respectivamente. A mediana de tempo para realizar o primeiro CPP foi de 5 (4-8) dias e para a duração do contato foi de 147(106,7-263) minutos/dia. A maioria das mulheres eram adultas jovens com 20-34 anos (63,5%), tinham companheiro (82,1%) e evoluíram para parto cesária (66,7%). A taxa de óbito tardio (após 7 dias de vida) dos RN foi de 4%, sendo a mediana do escore de gravidade (Snappe-II) da admissão de 5(0-15) pontos. A taxa do AME à alta hospitalar foi de 61,6% (excluindo-se todos os óbitos). Após análise pela AC, nenhuma das variáveis maternas permaneceu associada aos desfechos em estudo. Com relação ao desfecho óbito, identificou-se associação significativa com a realização do primeiro CPP após 206h (p=0.02). Apesar de não se observar associação entre a duração do CPP/dia e o óbito (p=0.09), essa ocorrência foi menor no grupo que realizou maior tempo que 146,9 minutos/dia (3;1.5%) que no grupo que realizou por menor tempo (13;6.4%), ou seja, o número de óbitos foi 4 vezes maior em quem fez pouco tempo de CPP. Outras variáveis identificadas pela AC associadas à esse desfecho foram: presença de infecção precoce e tardia. Para o grupo que fez maior tempo de CPP e não teve infecção precoce, a probabilidade do óbito foi zero. Também teve probabilidade zero de óbito, o grupo que, mesmo tendo realizado menor tempo de CPP, não evoluiu com infecção tardia. Com relação ao desfecho AME, houve forte associação com a duração do CPP superior a 149,6 minutos/dia em pré-termo com peso ao nascer entre 1125 gramas e 1655 gramas (p<0,001), especialmente naqueles com escore de gravidade zero à admissão (83,6% de AME). No entanto, independente do escore Snappe-II, a variável CPP/dia surge no modelo explicativo da AC, juntamente com o peso ao nascer, como as de maior força de associação com o resultado do AME à alta hospitalar. Conclusão: Este estudo fortalece o papel do CPP em contribuir para resultados neonatais positivos, tornando-o relevante como boa prática de cuidado nas Unidades Neonatais. Recomenda-se um início para o primeiro CPP <206 horas e um tempo diário superior a 146,9 min/dia para a proteção do óbito neonatal e um tempo maior que 149,6 min/dia para a promoção do AME à alta hospitalar.
Externo à Instituição - ARNALDO COSTA BUENO - UFF
Interno - 1210245 - CECILIA CLAUDIA COSTA RIBEIRO DE ALMEIDA