Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JHANY DA SILVA MARQUES

DISCENTE: MARIA JHANY DA SILVA MARQUES
DATA: 13/01/2022
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: REPERCUSSÕES RESPIRATÓRIAS E MOTORAS EM PACIENTES QUE NECESSITARAM DE INTERNAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA POR COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Infecções por coronavírus; Unidade de Terapia Intensiva; Força Muscular; Capacidade Funcional.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Introdução: A COVID-19 é uma doença multissistêmica que acomete o sistema musculoesquelético. Estudos recentes identificaram prejuízos na força muscular e funcionalidade em pacientes acometidos por essa doença. Objetivo: Avaliar repercussões respiratórias e motoras após a alta hospitalar em pacientes que necessitaram de internação na unidade de terapia intensiva (UTI) por COVID-19. Métodos: Estudo transversal realizado com pacientes adultos procedentes do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, Unidade Presidente Dutra (HUUFMA-UPD). Dados sociodemográficos e clínicos foram obtidos de prontuários eletrônicos. A funcionalidade foi avaliada através de entrevista telefônica com aplicação dos índices de Barthel e Katz e escala de Karnofsky. A força muscular respiratória e periférica foram mensuradas através de manovacuometria e dinamometria. Variáveis de características demográficas e de saúde dos pacientes quantitativas foram expressas por meio de média e desvio padrão e as qualitativas foram apresentadas como frequências absolutas e relativas. Para investigar o efeito do tempo de ventilação mecânica invasiva (VMI) na força muscular periférica e respiratória foram realizadas regressões lineares. Para análise das relações entre a força muscular periférica e respiratória foi construída uma matriz de correlação e para saber o quanto os valores dos percentuais previstos para as pressões respiratórias dos pacientes diferem, foi utilizado um modelo misto. Todas as análises foram realizadas através do software R 4.1.0 com auxílio dos lme4 e lmerTest. Resultados: Avaliou-se 21 pacientes após seis a 12 meses da alta hospitalar, em sua maioria homens (76,19%), pardos (66,67%), idade média de 49 (±12,88 anos), com fatores de risco/comorbidades (90,48%) e que usaram VMI (66,67%). Cinco (23,81%) estavam inaptos para o trabalho. O aumento do tempo de VMI causou redução na força muscular inspiratória e periférica. Considerações Finais: Houve impactos respiratórios e motores a longo prazo em pacientes que foram internados em UTI por COVID-19 no que se refere a força muscular respiratória e periférica e funcionalidade, sobretudo naqueles que utilizaram VMI por mais tempo. Os resultados desse estudo são aplicáveis no planejamento de programas de reabilitação para essa população.
Externo ao Programa - 2255540 - ANA CRISTINA RODRIGUES SALDANHA
Presidente - 407658 - CLAUDIA MARIA COELHO ALVES