Banca de QUALIFICAÇÃO: THALITA COSTA DA SILVA

DATA: 14/01/2022
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: FATORES ASSOCIADOS AO POTENCIAL INFLAMATÓRIO DA DIETA DE ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Dieta; inflamação; estilo de vida; fatores socioeconômicos; adolescentes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Introdução: A adoção dos padrões alimentares não saudáveis tem crescido especialmente entre adolescentes e pode levar a alterações metabólicas, ao desenvolvimento de uma inflamação crônica de baixo grau e doenças crônicas não transmissíveis. O Índice Inflamatório da Dieta Ajustado por Energia (IIDE) é um instrumento capaz de verificar, através da alimentação, o risco de uma população estar inflamada. Objetivo: Analisar os fatores associados ao potencial inflamatório da dieta de adolescentes de São Luís, Maranhão, Brasil. Métodos: Estudo transversal realizado com 2.455 adolescentes, com 18 e 19 anos, do segundo seguimento das Coortes RPS, apenas com dados de nascido em São Luís. Para avaliação do consumo alimentar foi utilizado o Questionário de Frequencia Alimentar (QFA) e determinado o IIDE. Para comparar a ingestão dos parâmetros alimentares de acordo com o IIDE, em tercil, utilizou-se o teste Kruskal Wallis. A variável desfecho foi o IIDE e as explicativas foram: sexo, escolaridade, renda, cor da pele, atividade física, modificação da dieta, hábito de fumar e tempo de tela. Para verificar associação entre as variáveis explicativas e o IIDE, variável continua, foi realizada análise de regressão linear multivariada. Resultados: O IIDE apresentou mediana de +1,5 e média de +1,6 (DP ± 1,4). Os adolescentes que fizeram alteração na dieta para perda de peso (ꞵ=-0,5; IC95%:-0,7; -0,3), que praticavam atividade física de forma moderada (ꞵ=-0,2 IC95%:-0,3; -0,1) e alta (ꞵ=-0,3; IC95%: -0,5; - 0,1) e que estavam em curso pré-vestibular (ꞵ=-0,9; IC95%: -1,6; -0,2) e faculdade (ꞵ=-0,9; IC95%: -1,5; -0,2) apresentaram menores valores do IIDE. Conclusão: Os adolescentes possuiam uma dieta proinflamatória e aqueles com maior escolaridade, que fizeram alteração na dieta para perda de peso e praticavam atividade física de forma moderada e alta apresentaram dieta menos proinflamatória.
Presidente - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA
Co-orientador - 1406358 - CAROLINA ABREU DE CARVALHO