Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA DO NASCIMENTO SOUSA

2022-02-18 14:09:32.196

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA DO NASCIMENTO SOUSA
DATA: 08/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: MODELO ASSISTENCIAL DAS CLÍNICAS POPULARES DE SAÚDE NO CONTEXTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: tensões e debates entre o público e privado.
PALAVRAS-CHAVES: Clínicas Populares de Saúde. Modelo privatista. Gestor/empresário. Representante de entidade médica. SUS.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Esta pesquisa buscou compreender as principais características a atributos do modelo assistencial privatista das “Clínicas Populares de Saúde” (CPS) e suas diferenças em relação ao modelo de atenção universal do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando a atuação das CPS na oferta de serviços de saúde e sua relação como o direito social à saúde. Foram realizadas entrevistas com os gestores/empresários e representantes das entidades médicas. Verificamos que as CPS organizam a prestação de serviços e suas relações com a população para responder as demandas dos indivíduos isoladamente. O atendimento é centrado na queixa conduta do cliente e o agente é o médico, sobretudo o especialista. Esse modelo de atenção à saúde adota as características do modelo privatista que não prioriza o acesso universal à população, o acesso ao cuidado do paciente em todo o seu tratamento e não estabelece critérios de risco, a partir de um estudo das necessidades de saúde local. Em resposta a essa organização de serviços por atenção individual do modelo privatista, o SUS organiza os serviços de acordo com as necessidades de saúde, centrando suas ações em todo o processo de saúde-doença dos seus usuários. Depreende-se dessas diferentes concepções de organização das práticas de saúde que coexistem no mesmo espaço modelos de saúde com lógicas diferentes na sua atuação. As CPS se apoiam na lógica empresarial e prestam um serviço à população com produção de consultas e exames, com rapidez e a custo “populares” e, o SUS é estruturado com princípios e diretrizes que atribuem a esse modelo de atenção a integralidade do cuidado, a garantia do acesso, as ações resolutivas que permitem intervir na mudança de indicadores de saúde e proporcionar um cuidado mais efetivo às pessoas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1159347 - BRUNO LUCIANO CARNEIRO ALVES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LUCAS SALVADOR ANDRIETTA - USP
Interno - 1096903 - MARIA TERESA SEABRA SOARES DE BRITTO E ALVES
Co-orientador - 927.413.047-34 - RUTH HELENA DE SOUZA BRITTO FERREIRA DE CARVALHO

fim do conteúdo