Banca de DEFESA: THALITA COSTA DA SILVA

DISCENTE: THALITA COSTA DA SILVA
DATA: 29/03/2022
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: Fatores Associados ao Potencial Inflamatório da Dieta em Adolescentes Brasileiros de 18-19 anos.
PALAVRAS-CHAVES: Dieta; índice inflamatório da dieta; estilo de vida; fatores socioeconômicos; adolescentes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Introdução: A adoção dos padrões alimentares não saudáveis tem crescido especialmente entre adolescentes e diversos fatores podem estar associados. O Índice Inflamatório da Dieta Ajustado por Energia (IIDE) é um instrumento capaz de verificar, através da alimentação, o risco de uma população estar inflamada. Objetivo: Analisar os fatores associados ao potencial inflamatório da dieta de adolescentes de 18-19 anos de São Luís, Maranhão, Brazil. Métodos: Estudo transversal realizado com 2.455 adolescentes, com 18 e 19 anos, do segundo seguimento da Coorte de São Luís 1997/98. Para avaliação do consumo alimentar foi utilizado o Questionário de Frequencia Alimentar (QFA) e determinado o IIDE. Para comparar a ingestão dos parâmetros alimentares de acordo com o IIDE, em tercil, utilizou-se o teste Kruskal Wallis. A variável desfecho foi o IIDE e as explicativas foram: sexo, escolaridade, renda, cor da pele, atividade física, modificação da dieta, hábito de fumar e tempo de tela. Para verificar associação entre as variáveis explicativas e o IIDE, variável continua, foi realizada análise de regressão linear multivariada. Resultados: O IIDE apresentou mediana de +1,5 e média de +1,6 (DP: 1,4). Os adolescentes que fizeram alteração na dieta para perda de peso no último ano (ꞵ=-0,5; IC95%:-0,7; -0,3), que praticavam atividade física de forma moderada (ꞵ=-0,1; IC95%:-0,2; -0,1) ou alta (ꞵ=-0,3; IC95%: -0,4; -0,1) e que estavam em curso pré-vestibular (ꞵ=-0,8; IC95%: -1,5; -0,2) ou faculdade (ꞵ=-0,8; IC95%: -1,4; -0,2) apresentaram menores valores do IIDE. Conclusão: Os adolescentes possuiam uma dieta proinflamatória e aqueles com maior escolaridade, que fizeram alteração na dieta para perda de peso e praticavam atividade física de forma moderada ou alta apresentaram dieta menos proinflamatória.
Presidente - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA
Co-orientador - 1406358 - CAROLINA ABREU DE CARVALHO