Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA CARVALHO MACHADO

DISCENTE: LUCIANA CARVALHO MACHADO
DATA: 05/05/2022
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: TEMPO DE CONTATO PELE A PELE E CRESCIMENTO DE RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS EM UNIDADES NEONATAIS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Método Canguru, Pré-termo, Crescimento.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Introdução: Promover condições de crescimento ao recém-nascido pré-termo adequadas e semelhantes ao crescimento intrauterino é complexo e desafiador. Este estudo teve como objetivo avaliar a associação entre o tempo de exposição ao contato pele a pele e a adequação do peso na alta hospitalar em recém nascidos internados em unidade neonatal. Métodos: Estudo de coorte prospectivo multicêntrico realizado em cinco unidades neonatais brasileiras. Foram elegíveis recém-nascidos com peso ≤1.800g, nascidos nas unidades estudadas. Todas as mortes foram excluídas. O tempo de contato pele-a-pele foi registrado pela equipe de saúde em um prontuário individual durante a internação da criança. Os dados maternos e infantis foram obtidos a partir de questionários maternos e prontuários médicos. Para a análise foi utilizado um método de árvore de classificação, onde o algoritmo gerado escolhe qual conjunto de variáveis ​​melhor explica o resultado proposto. Resultados: um total de 389 recém-nascidos participou do estudo, com uma media de 219 (165-272) dias de idade gestacional e peso ao nascer de 1.388 (560-1800) gramas. A taxa de adequação do peso na alta foi de 48,8%. Em recém-nascidos não PIG mesmo um menor tempo de exposição (<130 minutos) agregou melhor resultado na adequação do peso na alta (71,6%). Além disso, aqueles que fizeram entre 130 a 357 min/dia de contato pele-a-pele e pesavam > 1425 também obtiveram maiores chances desse desfecho (19 vs. 58,3%). Para os pré-termos que realizaram acima de 357 min/dia a adequação do peso na alta se dava de forma independente das demais variáveis estudadas (61,5%).Conclusão: o contato pele-a-pele acima de 357 minutos/dia, ainda que realizado de forma intermitente, parece ser de grande relevância na adequação do peso na alta hospitalar.
Externo à Instituição - BIANCA RODRIGUES DE OLIVEIRA - UFMA
Externo à Instituição - EREMITA VAL RAFAEL - UFMA