Banca de DEFESA: KELY NAYARA DOS REIS SILVA FIGUEIREDO

2023-03-03 11:03:18.872

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELY NAYARA DOS REIS SILVA FIGUEIREDO
DATA: 15/03/2023
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: “BOAS PRÁTICAS DE ATENÇÃO AO PARTO NA PERSPECTIVA DAS PUÉRPERAS E DOS TRABALHADORES DE MATERNIDADES DA REDE CEGONHA: UMA AVALIAÇÃO POR MEIO DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM”
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho de parto. Assistência ao parto. Serviços de Saúde Materno-Infantil. Teoria de Resposta ao item.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: As boas práticas de atenção ao parto e nascimento são definidas por ações de humanização da assistência à parturiente, filho e família, que buscam melhores resultados maternos e perinatais na assistência. O objetivo principal desta tese foi avaliar as boas práticas de atenção ao trabalho de parto e parto no Brasil, com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI), sendo composta por dois artigos. O primeiro artigo determinou uma escala para mensurar o nível de oferta das boas práticas no trabalho de parto e parto, traço latente estimado pela TRI através do modelo logístico unidimensional de três parâmetros (M3PL). Para isto, foram utilizados dados de 2.427 profissionais de saúde participantes da pesquisa avaliativa “Avaliação da atenção ao parto e nascimento em maternidades da rede cegonha (RC)”. Como resultado, obteve-se uma escala com sete itens posicionados e três níveis âncoras. No primeiro nível as maternidades oferecem apenas as estratégias definidas para o acolhimento e sempre estimulavam a gestante a deambular. No segundo nível, juntamente com os itens do primeiro nível, as maternidades garantiam à gestante o direito ao acompanhante de livre escolha durante a internação, ofereciam massagem, bola e diferentes posições de parto. No terceiro nível, as maternidades ofereciam todos os itens dos níveis anteriores mais a banqueta de parto. Foi possível identificar a contribuição de cada item na mensuração do nível de oferta das boas práticas de atenção ao trabalho de parto e parto, permitindo a construção de uma escala interpretativa para avaliação das maternidades da Rede Cegonha em três níveis. O segundo artigo avaliou as boas práticas no trabalho de parto e parto na percepção das puérperas em maternidades da RC e identificou os fatores associados à aplicação das boas práticas. A amostra foi composta por 3.716 puérperas participantes da pesquisa avaliativa. Foi utilizado o Modelo Logístico Unidimensional de Três Parâmetros (M3PL). Os resultados demonstraram que os itens referentes ao acolhimento discriminam melhor as puérperas quanto a aplicação às boas práticas, e puérperas indígenas, com menor escolaridade, primíparas e procedentes da Região Norte apresentaram menor nível de adequação às boas práticas no trabalho de parto e parto. Já as puérperas atendidas em maternidades de alta complexidade, obtiveram maior acesso às boas práticas durante o trabalho de parto e parto. A metodologia utilizada neste estudo o torna pioneiro entre as pesquisas nacionais. Evidenciou-se as vantagens do uso da Teoria de resposta ao item na investigação das boas práticas do trabalho de parto e parto.
Presidente - 407662 - ALCIONE MIRANDA DOS SANTOS
Interno - 1159347 - BRUNO LUCIANO CARNEIRO ALVES DE OLIVEIRA