Banca de DEFESA: ROBERTA REJANE SANTOS DE CARVALHO

DISCENTE: ROBERTA REJANE SANTOS DE CARVALHO
DATA: 04/04/2023
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: FATORES ASSOCIADOS À CAPACIDADE ANTIOXIDANTE TOTAL DA DIETA DE GESTANTES BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Antioxidantes. Gestação. Estresse oxidativo. Consumo alimentar. Fatores sociodemográficos
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: Introdução: A gestação é considerada uma fase de estresse oxidativo, na qual as demandas de nutrientes com propriedades antioxidantes estão aumentadas. A capacidade antioxidante total da dieta (CATd) é um instrumento que avalia o consumo de antioxidantes presentes na dieta. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo analisar a associação de fatores socioeconômicos, regionais e de saúde materna com a capacidade antioxidante total da dieta em gestantes brasileiras. Métodos: Foram incluídas nesta pesquisa gestantes com 18 anos ou mais, do primeiro, segundo ou terceiro trimestres de gestação, atendidas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde que relataram não possuir doença tireoidiana (hipotireoidismo, hipertireoidismo, Doença de Hashimoto e neoplasias) ou cirurgia na glândula tireoide. Foi realizado um questionário semiestruturado para avaliação dos dados socioeconômicos, demográficos e de saúde e o recordatório de 24h (R24h) para avaliação do consumo alimentar. A capacidade antioxidante total da dieta foi obtida através do consumo de alimentos e bebidas relatadas no R24h e com auxílio de tabelas que usaram o método FRAP para calcular a quantidade de antioxidantes em cada alimento. As associações entre fatores sociodemográficos e capacidade antioxidante total da dieta foram analisadas por meio de regressão multinomial. Resultados: A mediana de CATd das gestantes foi de 5,32 mmol/dia. As gestantes que residiam na região sudeste (OR:1,74; IC 95%; 1,19-2,56), com 35 anos ou mais (OR:3,68; IC 95%; 2,21- 6,14) e que estavam no segundo trimestre de gestação (OR:1,50; IC 95%; 1,11-2,01) tiveram mais chances de estarem no maior tercil de CATd. Enquanto as gestantes com maior escolaridade (OR: 0,67; IC 95%; 0,48-0,92) tinham 67% menor chance de estarem no maior tercil de CATd. Conclusão: O presente estudo demonstrou que há diferenças no consumo de antioxidantes em diferentes regiões do Brasil e que houve associação da idade, escolaridade e trimestre gestacional à CATd.

Interno - 2438568 - ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA FRANCA
Presidente - 1406358 - CAROLINA ABREU DE CARVALHO