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Banca de DEFESA: JHENNYFER BARBOSA DE OLIVEIRA MANTESSO

2023-05-11 08:10:10.779

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JHENNYFER BARBOSA DE OLIVEIRA MANTESSO
DATA: 25/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: PANDEMIA DE COVID-19: MUDANÇAS E DESAFIOS NA GESTÃO DA ATENÇÃO HOSPITALAR
PALAVRAS-CHAVES: Covid-19; gestão de pessoal em saúde; pessoal de saúde; assistência hospitalar.
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: INTRODUÇÃO: No início de 2020 a covid-19 foi classificada como emergência de saúde pública de importância internacional tornando-se a mais recente crise de saúde global. Em março do mesmo ano foi classificada como pandemia, provocando modificações nos serviços e processos de trabalho em saúde. OBJETIVO: Analisar os desafios na gestão da atenção hospitalar durante a pandemia de covid-19. MÉTODO: Pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso. Foi desenvolvida em um hospital universitário de uma capital do nordeste brasileiro, no período de março a setembro de 2022. Os participantes foram 22 profissionais lotados na gestão, assistência ou em serviço de apoio nas primeira e segunda ondas da covid-19. Foram realizadas entrevistas presenciais ou online, gravadas e posteriormente transcritas, do tipo semiestruturadas individuais com aplicação de questionário estruturado e roteiro de entrevista. Foi utilizada análise de conteúdo na modalidade temática. RESULTADOS:São apresentados a partir de duas categorias: Mudanças, desafios e decisões: novas urgências e Conflitos, negociações e cooperação. O cenário pandêmico exigiu a tomada de decisões rápidas, muitas vezes, cercadas de incertezas e insegurança. Foram identificadas mudanças estruturais e organizacionais, relacionadas a reformas físicas, recursos humanos e relacionadas ao processo de trabalho. Assim, setores tiveram que ser fechados e os profissionais remanejados para realizar assistência aos pacientes com covid-19, na maioria dos casos, com grande resistência inicial, exigindo da gestão uma postura firme, mas também de negociação. Houve também barreira na criação de protocolos que fossem de fato eficazes, dado em parte ao negacionismo existente no governo federal que impactava a acreditação desses profissionais para incluir as recomendações ministeriais em seus planos e pela inexistência de tratamento efetivo. Diante do aumento da demanda de atendimentos, da saída de alguns profissionais e das licenças por contaminação das equipes, alguns gestores assumiram funções, também,na assistência. Destacam-se relatos de fortalecimento das relações de cooperação entre profissionais nesse cenário de incertezas, facilitando ações e estratégias interdisciplinares e produzindo uma tendência à horizontalização das relações de trabalho. CONCLUSÃO: Os diversos desafios que surgiram para a gestão durante a pandemia necessitaram de respostas e ações rápidas dos gestores para a organização dos serviços e a falta de claras diretrizes de políticas nacionais causaram ansiedade. O cotidiano do trabalho, com erros e acertos, possibilitou a construção e pactuação de estratégias para o enfrentamento da pandemia, buscando minimizar conflitos, promover a integração e garantir a segurança de trabalhadores, pacientes e familiares.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA SOUSA RÊGO - UNICEUMA
Interno - 238.521.428-81 - LEIDY JANETH ERAZO CHAVEZ
Co-orientador - 3339139 - RUTH HELENA DE SOUZA BRITTO FERREIRA DE CARVALHO
Presidente - 6551413 - ZENI CARVALHO LAMY

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