Banca de DEFESA: LUCIANA ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA

2023-07-05 16:46:23.71

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
DATA: 04/08/2023
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: TELESSAÚDE: Intervenções e serviços de um Núcleo de Telessaúde no Estado do Maranhão até a pandemia da Covid-19
PALAVRAS-CHAVES: Telessaúde. Teletriagem médica. Tele-Educação. E-Saúde. Serviço de Telessaúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: A grande entrada de novas tecnologias em saúde no Brasil tem potencializado a expansão e melhoria da rede de serviços de saúde, especialmente com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação pelo Telessaúde. Chatbots e webpalestras compõem alguns dos serviços de Telessaúde que visam aperfeiçoar os processos de trabalho em saúde. Este trabalho teve como objetivo analisar os serviços de um Núcleo de Telessaúde com o uso de tecnologias da informação e comunicação como modelo de assistência e educação em saúde. Trata-se de um estudo descritivo e analítico com abordagem quantitativa dos serviços de Telessaúde planejados e executados por equipe multiprofissional do Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Dados gerados foram gerenciados com a utilização de dois sistemas. O Sistema de Monitoramento e Gerenciamento de Teleconsultorias produzindo- se infográficos. E o Sistema de Gerenciamento de Atividades de Tele-Educação elaborando-se mapas por meio do software QGis, versão 3.12.0. Os resultados do estudo de teletriagem indicaram que a classificação para o risco de ter COVID-19 dos usuários do SOFIA Bot apresentou-se baixo em 52,8%, médio em 35,1% e 12,1% com alto risco. Quanto ao acesso à tele-educação, o período entre 2016 a 2020 demonstrou tendência crescente com ampliação de quase 700% no último ano em relação ao primeiro. Tecnologias em saúde utilizadas por Núcleo de Telessáude estão cada vez mais presentes nos sistemas de saúde e apresentam-se como importante mecanismo de qualificação e ampliação do acesso dos serviços assistenciais e de educação em saúde para usuários e profissionais.
Externo à Instituição - ADRIANA SOUSA RÊGO - UNICEUMA
Externo ao Programa - 2141410 - ARIANE CRISTINA FERREIRA BERNARDES NEVES