Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Seção Extra

Atividades Complementares

As atividades complementares têm caráter interventivo e investigativo que possibilitam ao aluno o aprofundamento de estudos na área do conhecimento específico. Têm por finalidade enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem, privilegiando a complementação social e profissional do aluno caracterizada por um conjunto de atividades que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão, permitindo além da flexibilização curricular a escolha do seu processo formativo.

No curso de Engenharia Ambiental, o aluno deve integralizar a carga mínima de 60 horas em atividades acadêmicas complementares escolhidas dentre as enumeradas abaixo, nos termos das Normas Específicas do Colegiado do Curso:

  • Atividades de pesquisa: participação em núcleos de pesquisa ou projetos de iniciação científica (alunos Pibic), publicação de trabalhos, participação em seminários e eventos de IC relacionados com os cursos de segundo ciclo, etc.
  • Atividades de extensão: cursos na área técnica ou de gestão empresarial, cursos de língua estrangeira, projetos de extensão com a comunidade, etc.
  • Atividades de ensino: monitoria de disciplinas do curso, professor de curso técnico na área elétrica, etc.
  • Atividades de práticas profissionais: participação na diretoria de alguma empresa júnior, ou participação em projetos efetuados por empresas juniores, estágios em empresas na área técnica, projetos de desenvolvimento tecnológico nas empresas, etc.
  • Atividades de ação social, cidadania e meio ambiente: participação em programas ou ONG´s relacionados com ação social, exercício da cidadania e defesa do meio ambiente.
  • Atividades de representação estudantil: participação efetiva em Diretório Acadêmico, representação estudantil nos órgãos colegiados da UFMA, etc.

 

Para maiores informações, acessar a norma CCEA n° 07, presente na aba "Documentos", "Regimento/Normas".

Formulário para Aproveitamento das Atividades Complementares: https://forms.gle/akUYVMTX9m1CrmTj6

fim do conteúdo