Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Seção Extra

Coordenação de TCC

O Trabalho de Contextualização e Integração Curricular (TCIC) é um requisito obrigatório para a diplomação no Curso em Ciência e Tecnologia (60 horas: TCIC I e II). Além disso, o aluno que escolher continuar a sua formação em uma engenharia, deve realizar também o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com carga horária de 30h. Este componente curricular visa à integração horizontal e vertical dos conteúdos curriculares dos núcleos de formação, com o objetivo de promover a interdisciplinaridade como fundamentação teórico-metodológica para a consolidação das estratégias de ensino e de aprendizagem.

Para a formação em Engenharia Ambiental o aluno deve integralizar as 30 horas em produção acadêmica, seja em forma de revisão de literatura, artigo, monografia, livro ou capítulo de livro na área de Engenharia Ambiental (TCC), com base em atividades experimentais em laboratórios e práticas vivenciadas em situações reais.

O aluno somente poderá matricular-se no Trabalho de Conclusão de Curso após ter concluído todos os requisitos obrigatórios até o 9º período. O TCC será elaborado observando as normas específicas desenvolvidas pelo colegiado do curso.

O TCC deve ser feito individualmente através do auxílio de um professor orientador, onde ambos desenvolverão e executarão o TCC cujo período de execução deve ser de no máximo 6 (seis) meses. Ao final do semestre, o aluno defenderá o seu trabalho para uma banca formada por 3 (três) professores do colegiado, dentre eles o orientador, ou no máximo 1 (um) professor de outro colegiado/instituição e que não tenha participado como co-orientador.

No TCC é permitida a utilização de trabalhos desenvolvidos pelo aluno elaborados com a supervisão de um professor tais como projetos de iniciação científica, projetos de extensão, entre outros que tenha resultado em relatórios e/ou artigos científicos nas áreas afins da Engenharia Ambiental, conforme normas específicas desenvolvidas pelo colegiado do curso.

Para mais informações, acessar a norma CCEA n° 05, presente na aba "Documentos", "Regimento/Normas".

 

Coordenador: Prof. Dr. Claudio Luis de Araújo Neto

Para mais informações, entrar em contato com o professor pelo e-mail: claudio.neto@ufma.br

fim do conteúdo