Ir para acessibilidade
Foto do docente MARIA NILZA OLIVEIRA QUIXABA

MARIA NILZA OLIVEIRA QUIXABA

DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (2)
03/2024 Grupo de Pesquisa em Acessibilidade, Línguas de Sinais e suas Interfaces (GPELSI),
03/2024 Grupo de Pesquisa em Acessibilidade, Línguas de Sinais e suas Interfaces (GPELSI),
Coordenação de grupo de pesquisa externo (1)
2024,CADERNO DE CULTURA MARANHENSE EM LIBRAS, CCH/UFMA
Artigos (5)
2017, DIRETRIZES PARA PROJETO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS VOLTADOS À EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS, ISSN: 16791916
2016, Aplicativo LibrasApp: uma proposta para ampliar o ensino e aprendizagem de Libras, ISSN: 18078931
2015, OS SINAIS MARANHENSES DA COMUNIDADE SURDA E AMBIENTES DIGITAIS, ISSN: 9999999X
2006, O DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL POR MEIO DA DANÇA, DA MUSICALIDADE E DA TEATRALIDADE:UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE E INCLUSÃO COM ALUNOS SURDOS, ISSN: 18088899
2005, A Arte e Inclusão sociocultural por meio da dança,da musicalidade e da teatralidade no desenvolvimento de sujeitos surdos, ISSN: 15182495
Publicação em eventos (102)
2024, , Acessibilidade e Acolhimento na Universidade, Semana de Formação Docente,
2024, , Orientações de Acessibilidade para o atendimento de discentes com deficiência em sala de aula, Semana de Formação Docente,
2023, , Inclusão em Construção, FÓRUM DE GRADUÇÃO 2023,
2023, , Olhar do professor frente ao desafio de desenvolver e incluir o aluno com deficiência Intelectual e Múltiplas, Formação de Professores da Rede Municipal de Humberto de Campos,
2023, , DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CAMPO DA LEITURA E DA ESCRITA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, XI Colóquio Internacional Leitura e Cognição. - MARANHÃO EM SINAIS: UM CONTRIBUTO PARA O ENSINO DE LIBRAS,
2023, , Acessibilidade e estudantes com deficiência: Orientações Básicas, ATIVIDADE DE INICIO DE SEMSTRE - Diretoria de Tecnologia na Educação,
2023, , 'ACESSIBILIDADE, SAÚDE E DIREITOS HUMANOS', I Encontro Nacional de Pesquisa Aplicada em Comunicação,
2023, Maria Nilza Oliveira Quixaba, MARANHÃO EM SINAIS: UM CONTRIBUTO PARA O ENSINO DE LIBRAS, XI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LEITURA E COGNIÇÃO, Resumo
2023, , MARANHÃO EM SINAIS, Formação de Intérprete de Libras,
2022, Rita da Conceição Ferreira, Maria Nilza Oliveira Quixaba, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DO GESTO A LIBRAS, Seminário Nacional Interdisciplinar de Linguagem e Acessibilidade Comunicativa e Festival Artes sem Barreiras/, Resumo
2022, Vidalmira dos Santos Silva, Maria Nilza Oliveira Quixaba, REGISTRO DOS SINAIS DE LIBRAS DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA CAJUEIRO DEALCÂNTARA ? MA, Seminário Nacional Interdisciplinar de Linguagem e Acessibilidade Comunicativa e Festival Artes sem Barreiras/, Resumo
2022, Walmira Portela Coelho, Maria Nilza Oliveira Quixaba, APOIO PSICOLÓGICO AO SURDO COM QUADRO DEDEPRESSÃO, Seminário Nacional Interdisciplinar de Linguagem e Acessibilidade Comunicativa e Festival Artes sem Barreiras/, Resumo
2022, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Maik Waldemar Araújo Oliveira, Léa Cristina Ferreira Santos, Andressa Nascimento Coelho, O SITE MARANHÃO EM SINAIS E SUA COMPOSIÇÃOESTRUTURAL E LEXICOGRÁFICA EM LIBRAS, Seminário Nacional Interdisciplinar de Linguagem e Acessibilidade Comunicativa e Festival Artes sem Barreiras/, Resumo
2022, Arenilson Costa Ribeiro, CLAUDIANE SANTOS ARAUJO, Ricardo de Oliveira Barros, Maria Nilza Oliveira Quixaba, O DESENVOLVIMENTO DO GLOSSÁRIO DE LIBRAS MARANHÃO EM SINAIS, Seminário Nacional Interdisciplinar de Linguagem e Acessibilidade Comunicativa e Festival Artes sem Barreiras/, Resumo
2022, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Antônio Mateus Cunha Pereira, Arenilson Costa Ribeiro, CLAUDIANE SANTOS ARAUJO, Ricardo de Oliveira Barros, Maik Waldemar Araújo Oliveira, Andressa Nascimento Coelho, O SITE MARANHÃO EM SINAIS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICOPEDAGÓGICO NO ENSINO DA LIBRAS, Seminário Nacional Interdisciplinar de Linguagem e Acessibilidade Comunicativa e Festival Artes sem Barreiras/, Trabalho Completo
2022, Gisele Ferreira Brito, Maria Nilza Oliveira Quixaba, EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA: AS POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO PELOS ACADÊMICOS SURDOS, Seminário Nacional Interdisciplinar de Linguagem e Acessibilidade Comunicativa e Festival Artes sem Barreiras/, Resumo
2021, , Mediação conferência da ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO E NA ARTE, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DO GESTO A LIBRAS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , Maria Nilza Oliveira Quixaba EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA: AS POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO PELOS ACADÊMICOS SURDOS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , O SITE MARANHÃO EM SINAIS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LIBRAS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , Roda de Conversa 3: Núcleos de Apoio a Acessibilidade e inclusão no Ensino Superior RODA DE CONVERSA, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , O DESENVOLVIMENTO DO GLOSSÁRIO DE LIBRAS MARANHÃO EM SINAIS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , APOIO PSICOLÓGICO AO SURDO COM QUADRO DE DEPRESSÃO, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , O SITE MARANHÃO EM SINAIS E SUA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E LEXICOGRÁFICA EM LIBRAS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , Roda de Conversa 12: Expressando por meio de diferentes linguagens: quem são os artistas?, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , REGISTRO DOS SINAIS DE LIBRAS DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA CAJUEIRO DE ALCÂNTARA ? MA, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , Mediação conferência da LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2019, , ESCREVENDO A LIBRAS EM SIGNWRITING: Uma proposta de ensino para estudantes surdos com o uso de recursos digitaisE, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação ? IV - SNTDE 2019,
2019, , A APLICABILIDADE DAS DIRETRIZES PARA DESIGN DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS VOLTADOS À EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NO SITE MARANHÃO EM SINAIS, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação ? IV - SNTDE 2019,
2018, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Gisele Ferreira Brito, A VARIAÇÃO DOS SINAIS DE LIBRAS DE MUNICÍPIOS MARANHENSES: DESVELANDO SUAS RAMIFICAÇÕES PARA MANTER A COMUNICAÇÃO DENTRO DO ESPAÇO SOCIAL, I congresso Nacional de Linguistica Aplicada e IV Encontro Nacional de Ficção Discurso e memória, Resumo
2018, , Estratégias de Intervenção para Facilitar a Aprendizagem de Crianças Surdas, I Simpósio Internacional e Nacional de Intervenção Precoce na Infância: diálogos interdisciplinares entre Educação e Saúde,
2018, , Diretrizes para Projetos de Recursos Educacionais Digitais Voltados à Educação Bilíngue de Surdos, Formação Continuada do Cas Maranhão,
2018, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Jamile Ieda Alves Caldas, A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA SIGN WRITING NO REGISTRO DA LIBRAS: O SITE MARANHAOEMSINAIS NO FOCO DA ANÁLISE, I congresso Nacional de Linguistica Aplicada e IV Encontro Nacional de Ficção Discurso e memória, Resumo
2018, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Jamile Ieda Alves Caldas, Gisele Ferreira Brito, OS RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS NO APOIO AO ENSINO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO, I Simpósio Internacional e Nacional de Intervenção Precoce na Infância: Diálogos Interdisciplinares entre Educação e Saúde, Resumo
2018, , A Importância do Sistema Sign Writing no Registro de Libras: o site Maranhão em sinais no foco da análise, I Congresso Nacional de Linguística Aplicada - Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória-IV ENAFDM,
2018, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Liliane Magalhaes da Silva Ramos, Maik Waldemar Araújo Oliveira, A CRIANÇA SURDA BILÍNGUE NA ESCOLA: o site maranhaoemsinais como apoio ao ensino, I Simpósio Internacional e Nacional de Intervenção Precoce na Infância: diálogos interdisciplinares entre educação e saúde, Resumo
2018, , Educação Bilingue de Surdo: Uma escola para Mudança, Semana da Pessoa Surda,
2018, , DIRETRIZES PARA PROJETO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS VOLTADOS À EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS, FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO CAS,
2018, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Jeanne Sousa dos Santos Gomes, Elenaith Monteiro Gomes Carvalho, PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA: intervenção precoce de estudante com microcefalia, I Simpósio Internacional e Nacional de Intervenção Precoce na Infância: diálogos interdisciplinares entre educação e saúde, Resumo
2018, , A Variação dos Sinais de Libras de Municípios Maranhenses: desvelando suas ramificações para manter a comunicação dentro do espaço social, I Congesso Nacional de Linguística Aplicada - Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Mémória - IV ENAFDM,
2017, , A Tecnologia digital no processo de interação educacional de estudantes surdos maranhenses., International Conference of Sign Language Users - Sign8,
2017, , Libras e Tecnologias: unindo forças para o apoio a educação bilíngue de surdos, Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura & Língua de Sinais e I Fórum Interdisciplinar: Currículo e Ensino de Libras na Educação Básica,
2017, , Banco de Sinais de Libras em tecnologia digital: os sinalares da comunidade surda do Maranhão-Brasil., International Conference of Sign Language Users - Sign8.,
2017, , Tecnologias Assistivas como Perspectivas de Apoio ao Ensino de Libras para Surdos Bilíngues, Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura & Língua de Sinais e I Fórum Interdisciplinar: Currículo e Ensino de Libras na Educação Básica,
2015, , A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR, Programa Docência Ativa: formação continuada e atualização pedagógica,
2014, Maria Nilza Oliveira Quixaba, O AMBIENTE DIGITAL COMO SUPORTE PARA REGISTRO DOS SINAIS MARANHENSES ARTICULADOS PELA COMUNIDADE SURDA, VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, Trabalho Completo
2014, , OS SINAIS MARANHENSES DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA: contribuições para seu uso e difusão em ambientes digitais, JORNADA DE ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM E TECNOLOGIA,
2013, Maria Nilza Oliveira Quixaba, O CIBERESPAÇO COMO SUPORTE PARA APRENDIZAGEM, ENSINO, USO E A DIFUSÃO DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA, 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação - 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias: Aprendizagem móvel dentro e fora da escola, Resumo
2013, , 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias: aprendizagem móvel dentro e fora da escola, 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias: aprendizagem móvel dentro e fora da escola,
2013, , IDENTIDADES, DIVERSIDADES E SABERES, III SEMANA TRANSDISCIPLINAR IDENTIDADE, DIVERSIDADES E SABERES,
2013, REINALDO DE JESUS DA SILVA, Maria Nilza Oliveira Quixaba, MARIA EUGÊNIA RODRIGUES ARAUJO, MAIRA TERESA GONÇALVES ROCHA, DISPOSITIVOS MÓVEIS DENTRO DA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM QUE SE ABREM TAMBÉM PARA ALUNOS SURDOS, 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação - 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias: Aprendizagem móvel dentro e fora da escola, Resumo
2012, , MINICURSO O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:saberes necessários na sociedade contemporânea, 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cência (SBPC),
2011, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Avaliando o Processo de Inclusão no Município de São Luís: em pauta as práticas inclusivas desenvolvidas na escola na percepção dos (as) alunos (as) com Deficiência, XI Encontro Humanístico: diversidade, Trabalho Completo
2011, , O Ensino da Língua de Sinais Brasileira como Possibilidade de Inclusão Sócio-político-cultural das Pessoas Surdas no Sistema Público Estadual de Ensino de São Luís-MA., III Seminário de Pesquisa Linguagem e Identidades:múltiplos olhares,
2011, , Minicurso: Jogos Ddáticos-uma via de estimulação da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais para pessoas surdas e não surdas, XI Encontro Humanístico: diversidade,
2011, , Educação Inclusiva no Maranhão: diversidade em debate na escola, XI Encontro Humanístico: diversidade,
2011, , Educação Inclusiva no Ensino de Ciências, V Jornada de Química e VII Semana de Ciências,
2010, , MINI-CURSO SURDEZ E BILINGUISMO, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO - ESTADO E SOCIEDADE: A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA EM QUESTÃO,
2010, , ESTUDOS LINGUISTICOS E A LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS, X ENCONTRO HUMANISTICO: LINGUAGEM,
2010, MARIA JOSÉ RABELO, Maria Nilza Oliveira Quixaba, REGIANA SOUSA SILVA, SUZANA MARQUES MENEZES, A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MARANHÃO, IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, Resumo
2010, , A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MARANHÃO, IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS,
2010, , PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS SOB A LENTE DOS (AS) ALUNOS (AS) COM DEFICIÊNCIA, ESTADO E SOCIEDADE: A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA EM QUESTÃO,
2010, Maria Nilza Oliveira Quixaba, MARIZA BORGES WALL BARBOSA DE CARVALHO, PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS SOB A LENTE DOS (AS) ALUNOS (AS) COM DEFICIENCIA, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO- ESTADO E SOCIEDADE: A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA EM QUESTÃO, Trabalho Completo
2010, , LINGUA E LINGUAGEM : A INTERFACE DA LIBRAS NESSE CONTEXTO, X ENCONTRO HUMANISTICO: LINGUAGEM,
2010, , PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NA PERCEPÇÃO DOS (AS) ALUNOS (AS) COM DEFICIÊNCIA, CÊNCIA E VIDA,
2010, Maria Nilza Oliveira Quixaba, LINGUA E LINGUAGEM: A INTERFACE DA LIBRAS NESSE CONTEXTO, X ENCONTRO HUMANISTICO: LINGUAGENS, Resumo
2010, Maria Nilza Oliveira Quixaba, JANAINA TELES PEREIRA SANTOS, SURDEZ E BILINGUISMO, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS, Resumo
2010, Maria Nilza Oliveira Quixaba, HILDA DINIZ DIAS, ESTUDOS LINGUISTICO E A LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS, X Encontro Humanistico: Linguagem, Resumo
2009, MARIA JOSÉ RABELO, Maria Nilza Oliveira Quixaba, RAMON LUIS DE SANTANA ALCÂNTARA, POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?, V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, Trabalho Completo
2009, , POLITICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?, V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL,
2009, , CULTURA, IDENTIDADES SURDAS E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, IX ENCONTRO HUMANÍSTICO - IDENTIDADES,
2009, , A ARQUEGENEALOGIA DE FOUCAULT COMO FERRAMENTA PARA PROBLEMATIZAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL, V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL,
2009, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Cultura Identidades Surdas e a Língua Brasileira de Sinais, IX Encontro Humanístico - Identidades, Resumo
2009, , AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO COLUN - UFMA, II CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E III FÓRUM INTERNACIONAL PARA PESSOAS COM SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MULTIPLA SENSORIAL,
2009, , A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCANDOS COM DEFICIENCIAS E TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO: EM DESTAQUE A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO, V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL,
2009, Maria Nilza Oliveira Quixaba, MARIZA BORGES WALL BARBOSA DE CARVALHO, A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E O PROCESSO DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO, 19 º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Trabalho Completo
2009, RAMON LUIS DE SANTANA ALCÂNTARA, MARIZA BORGES WALL BARBOSA DE CARVALHO, Maria Nilza Oliveira Quixaba, A ARQUEGENEALOGIA DE FOUCAULT COMO FERRAMENTA PARA PROBLEMATIZAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL, V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, Trabalho Completo
2009, Maria Nilza Oliveira Quixaba, SUZANA MARQUES MENEZES, A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO: EM DESTAQUE A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO, V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, Trabalho Completo
2009, , A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS E O PROCESSO DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO, 19º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE,
2008, , Mesa Temática Escola, Diversidade e Inclusão, V Semana de Pedagogia A Formação de Professores e a Qualidade da Educação Básica: questões atuais,
2008, , INCLUSÃO ESCOLAR E ARTE EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA EDUCATIVA DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, VIII ENCONTRO HUMANISTICO,
2008, Angélica Moura Siqueira Cunha, Maria Nilza Oliveira Quixaba, PERCEPÇÕES DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PELOS ALUNOS OUVINTES DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO UFMA, III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS, Trabalho Completo
2008, Maria Nilza Oliveira Quixaba, HILDA DINIZ DIAS, INCLUSÃO ESCOLAR E ARTE-EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA EDUCATIVA DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, VIIII ENCONTRO HUMANISTICO E III ENCONTRO REGIONAL ANPUH MARANHÃO E V JORNADA MARANHENSE DE SOCIOLOGIA, Resumo
2008, , A Inclusão de Educandos com Deficiencia no Mundo do Trabalho:desafios e perspectivas nos Centros de Ensino Especializados/ SEDUC Maranhão, V Semana de Pedagogia A Formação de Professores e a Qualidade da Educação Básica: questões atuais,
2008, , PERCEPÇÕES DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PELOS ALUNOS OUVINTES DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO UFMA EM SÃO LUIS -MA, III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL,
2008, Angélica Moura Siqueira Cunha, Maria Nilza Oliveira Quixaba, PERCEPÇÕES DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PELOS ALUNOS OUVINTES DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO UFMA EM SÃO LUIS MA, III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, Trabalho Completo
2008, Maria Nilza Oliveira Quixaba, DIVERSOS OLHARES SOBRE A PRÁTICA INCLUSIVA DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DOS CENTROS DE APOIO ESPECIALIZADO DE SÃO LUIS, VIII ENCONTRO HUMANISTICO, Trabalho Completo
2008, Maria Nilza Oliveira Quixaba, A INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIENCIA NO MUNDO DO TRABALHO:desafios e perspectivas nos Centros de Ensino Especializados/SEDUC - MARANHÃO, V SEMANA DE PEDAGOGIA, Resumo
2008, , CENTROS DE ENSINO ESPECIALIZADOS SEDUC MARANHÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM RELAÇAO À INSERÇÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIENCIA NO MUNDO DO TRABALHO, III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL,
2008, , DIVERSOS OLHARES SOBRE A PRATICA INCLUSIVA, VIII ENCONTRO HUMANISTCO,
2008, , PERCEPÇÕES DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PELOS ALUNOS DO COLEGIO UNIVERSITÁRIO/UFMA, III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIENCIA, I COLOQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E DO II SEMINÁRIO ARTE E IMAGINÁRIO NA EDUCAÇÃO,
2008, , ARTE E EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS:DIVERSOS OLHARES SOBRE A PRÁTICA INCLUSIVA, III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO:PESQUISAS E EXPERIENCIAS I COLOQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E II SEMINARIO ARTE E IMAGINÁRIO NA EDUCAÇÃO,
2008, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Cristina Cardoso de Araujo, CENTROS DE ENSINO ESPECIALIZADOS/SEDUC MARANHÃO:DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM RELAÇÃO À INSERÇÃO DE, III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, Resumo
2007, , MINI - CURSO ARTE E INCLUSÃO, IV SEMANA DE PEDAGOGIA,
2007, , Saberes e Práticas Docentes Frente aos Desafios da Educação Contemporânea, IV Semana de Pedagogia,
2006, , III Semana de Pedagogia - O Desenvomento Sociocultural por Meio Dança da Musicalidade e Teatralidade: uma experiencia com alunos surdos, ,
2006, , A INCLUSÃO SOCIOCULTURAL DE EDUCANDOS SURDOS POR MEIO DA ARTE NAS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÕES, II ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO,
2006, Maria Nilza Oliveira Quixaba, A INCLUSÃO SOCIOCULTURAL DE EDUCANDOS POR MEIO DA ARTE NAS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÕES, II ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIENCIAS NOVOS SABERES E PRÁTICAS- DESAFIOS EDUCACIONAIS NA CONTEMPORANEIDADE, Resumo
2005, , Conhecendo O Espaço Geográfico por Meio da Dança,da Musicalidade e Teatralidade,Objetivando Inclusão Sociocultural de Sujeitos Surdos, ,
2004, , Reunião Regional da SBPC-MA - Educação,Cultura,Ciência para a Cidadania, ,
2002, , Conhecendo a Surdocegueira, ,
2002, , Pesquisa Cientifica: Aspectos Psicomotores na Aquisição da Aprendizagem de Alunos Surdos: Um Estudo de Caso, ,
Capítulos de livros (5)
2019, Auxiliando designers de recursos educacionais digitais bilíngues: uma proposta de 33 diretrizes de projeto, Língua Brasileira de Sinais e Tecnologias Digitais, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Eduardo Cardoso, Gabriela Trindade Perry
2018, INTERFACES DIGITAIS E EDUCAÇÃO DE SURDOS: ORIENTAÇÕES PARA A ACESSIBILIDADE, NUANCES DA LINGUAGEM EM USO, HERIDAN PAVÃO GUTERRES, Maria Nilza Oliveira Quixaba, REINALDO DE JESUS DA SILVA
2017, O REGISTRO DE SINAIS DE LIBRAS EM AMBIENTE DIGITAL ABERTO COMO ALTERNATIVA DE APOIO À INTERAÇÃO DE SURDOS, II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS E ESCOLA INCLUSIVA: MÚLTIPLOS OLHARES, Maria Nilza Oliveira Quixaba
2017, PERFIL DOS ESTUDANTES SURDOS MARANHENSES USUÁRIOS DA TECNOLOGIA DIGITAL NO PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL E INCLUSÃO EDUCACIONA, II Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares, Maria Nilza Oliveira Quixaba
2014, O Uso do Ciberespaço na Difusão da Língua Brasileira de Sinais-Libras, QUESTÕES EDUCACIONAIS: entre velhos desafios e novas perspectivas, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Lucilia Maria Costi Santarosa
Livros (4)
2021, As práticas educativas desenvolvidas no CAS Construindo história e socializando experiências, Maria Nilza Oliveira Quixaba
2021, As práticas educativas desenvolvidas no CAS Construindo história e socializando experiências, Maria Nilza Oliveira Quixaba
2018, MOOC e a Formação de Professores de Surdos Bilíngues - possibilidade que se abre que pode impulsionar a inclusão educacional de educandos surdos, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Gabriela Trindade Perry
2015, A Inclusão na Educação: humanizar para educar melhor, Maria Nilza Oliveira Quixaba
Produção artística, literária e visual (2)
2003, ESPETACULO DESSA LINGUA NINGUEM TASCA NUMA AMOSTRAGEM ESPECIAL, Artistico, Composição Musical, Maria Nilza Oliveira Quixaba
2002, Dessa Língua Ninguém Tasca - Numa Amostragem Especial / Apresentado no VIII Festival Maranhense de Teatro Estudantil, Artistico, Teatral, Maria Nilza Oliveira Quixaba
Trabalho de conclusão de curso (19)
USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LIBRAS PARA OUVINTES: ESTUDO DE CASOS NO CAS-MA, KÉSIA RAFAELLE RIBEIRO ANDRADE , 07/2014
VIOLÊNCIA NA ESCOLA, O BULLYNG EM QUESTÃO: um estudo na Escola Municipal Sabino José da Fonseca do Município de Humberto de Campos., GLEICE CARLA DA CRUZ SANTOS TEIXEIRA , 05/2015
AS CLASSES MULTISSERIADAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO ENTORNO DO MUNICÍPIO DE HUMBERTO DE CAMPOS, FRANCINELIO SOUSA E SOUSA , 05/2015
A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA PÚBLICO: percurso entre o legal e o real no Município de Humberto de Campos, MARIA APARECIDA BARROS SILVA , 09/2015
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ZILDA MARIA SANTOS MESQUITA , MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS COUTINHO SILVA , 05/2015
OS JOGOS E O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o contexto da escola Maury de Macedo brinde, FRANCINALDO AZEVEDO SILVA , 09/2015
A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE DO MUNICIPIO DE HUMBERTO DE CAMPOS: uma análise comparativa entre orientações normativas e a prática educacional. , FRANCISCA DA CHAGAS MORAES DA SILVA , 05/2015
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM AMBIENTE HOSPITALAR: o pedagogo como agente mediador do processo , MILER PAIXÃO SILVA , 02/2016
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM AMBIENTE HOSPITALAR: o pedagogo como agente mediador do processo , MILER PAIXÃO SILVA , 02/2016
A comunicação e interação de crianças surdas na Educação Infantil, do gesto a Libras: implicações para a aprendizagem, RITA DA CONCEICAO FERREIRA , 07/2108
MÃOS QUE VEEM: uma análise do ensino de Artes na Escola de Cegos do Maranhão, EDLEUZA FERREIRA DOS PASSOS , 12/2019
Expressões idiomáticas da Língua Portuguesa: as possibilidades de compreensão pelos acadêmicos surdos, GISELE FERREIRA BRITO , 12/2019
Expressões idiomáticas da Língua Portuguesa: as possibilidades de compreensão dos acadêmicos surdos, GISELE FERREIRA BRITO , 12/2018
A comunicação e interação de crianças surdas na Educação Infantil, do gesto à Libras, RITA DA CONCEICAO FERREIRA , 12/2019
Registro dos sinais de Libras das manifestações culturais no ensino na comunidade quilombola cajueiro de Alcântara - MA, VIDALMIRA DOS SANTOS SILVA , 12/2020
REGISTRO DOS SINAIS DE LIBRAS DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA EM ALCÂNTARA/MARANHÃO, VIDALMIRA DOS SANTOS SILVA , 01/2022
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS SURDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NAYLA CORREA SILVA , 08/2022
A língua portuguesa e a educação de jovens e adultos: Uma reflexão sobre o ensino destinado a educandos surdos., ELIS MARIA BARBOSA SILVA DOS SANTOS , 12/2022
METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DE APOIO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS E OUVINTES EM ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, D JULLIAN GLAY PEREIRA SOARES , 03/2024
fim do conteúdo