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Foto do docente JOSE CARLOS MESSIAS SANTOS FRANCO

JOSE CARLOS MESSIAS SANTOS FRANCO

COJO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO/CCIM

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Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
01/2020 Gamerlab - Laboratório de pesquisa em Games, Gambiarras, Entretenimento e Mediações em Rede,
Artigos (21)
2024, Os Barões da Gambiarra Letramento digital e convergência em mods de Guitar Hero, ISSN: 22368191
2022, A virada afetiva na comunicação e na aprendizagem: mediação radical, lúdico e cognição atuada, ISSN: 19814070
2020, Por uma epistemologia da gambiarra: invenção, complexidade e paradoxo nos objetos técnicos digitais, ISSN: 19822073
2020, Gambiarra como mediação, ISSN: 18082599
2020, As configurações da intolerância e do dis-curso de ódio na internet: uma análise da página Negros Contra o Movimento Negro, ISSN: 23186372
2019, Entre gamers e hackers: reflexões sobre a cultura digital, ISSN: 19803729 Download do arquivo
2018, O FUTURO SERÁ NEGRO OU NÃO SERÁ: Afrofuturismo versus Afropessimismo - as distopias do presente, ISSN: 18529550 Download do arquivo
2018, Gambiarra como mediação, ISSN: 18082599 Download do arquivo
2017, Code breakers e bunny hoppers: transgressão inventiva nas camadas intra e suprajogo, ISSN: 19803710 Download do arquivo
2017, A imagem através do espelho: O sujeito Ocidente e a razão do poder em jogos documentais, ISSN: 15160785
2017, GAMBIARRA E VIDEOGAMES: UMA VISÃO COGNITIVA DAS TECNOLOGIAS DE ENTRETENIMENTO EM WORLD OF WARCRAFT, ISSN: 18099386
2016, Literacy in the Age of Digital Culture and Multimedia: Extending the Notions of Text and Learning through Customization Practices Related to Video Games, ISSN: 14479516
2015, Notas sobre a pirataria de games no Brasil: inclusão (digital) dos pobres e resistência, ISSN: 18078583
2014, A Materialidade e a Linguagem do Entretenimento: capacitação cognitiva em iniciativas hackers dedicadas a games, ISSN: 23577126
2014, ?PEER PIRACY?: aspectos centrais da produção por pares e da pirataria e suas contribuições nas transições do capitalismo contemporâneo, ISSN: 23587814
2013, Histórias em quadrinhos e a cultura contemporânea: a relação do herói com a autoridade policial e com o governo vigente, ISSN: 22368000
2012, Games ?Customizados? e o Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas Específicas: Criatividade, Sociabilidade e Capacitação Técnica na Cibercultura, ISSN: 14147483
2010, Aspectos técnicos das histórias em quadrinhos como forma de identificação cultural: mangás, comics, cultura de massa e metalinguagem, ISSN: 19849109
2009, Who watches the watchmen?: uma narrativa transmidiática, ISSN: 18060498
2009, TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO, ENTRETENIMENTO E COGNIÇÃO NA CIBERCULTURA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS SERIADOS O INCRÍVEL HULK E HEROES, ISSN: 01049933
2008, Seriados de TV e desenvolvimento de competências cognitivas - uma análise das séries ?Perdidos no Espaço? e ?Lost?, ISSN: 18060498
Publicação em eventos (88)
2023, , Conferência Magna: Ativismos nas cidades, XVII Congresso Abrapcorp - Comunicações, Ativismos e Organizações,
2022, Luiz Pereira da Costa Junior, José Carlos Messias Santos Franco, Geração touch screen: a convergência dos dados abertos e democracia digital na palma da mão, 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
2022, , GAMBIARRA AS EMERGENT PRECARIOUSNESS: MODDING AS MEDIA L ITERACY IN BRAZIL, WORKSHOP: Bringing Together, Diversifying, And Decolonizing Game Worlds,
2022, , Cultura Digital em Cena: Redes, Gambiarras, Decolonização e Sentidos, XI SEMINÁRIO DE TEATRO, DIREÇÃO DE ARTE E EDUCAÇÃO,
2022, , Da gambiarra à ação social via tecnologias populares, FESTA! - FESTIVAL DE APRENDER,
2022, , Jogos Eletrônicos em Jogo - Cultura e Mídia, Domingames,
2022, José Carlos Messias Santos Franco, Natalia Catherine Moura Ferreira, Jorge Sousa, Diego Granja do Amaral, Marcos PROHMANN, Lourdes Lorrany Lopes dos Santos, ?Deixa as garota brincar?: notas sobre corpo e gênero a partir de uma comunidade de jogadoras on-line, 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
2022, José Carlos Messias Santos Franco, Natalia Catherine Moura, Jorge Sousa, Luiz Pereira da Costa Junior, Gustavo Viana da Silva Pereira, Anna Luiza Barros Lima Silva, Projetos globais e histórias locais em Free Fire: apontamentos sobre a cena gamer de Imperatriz, no Maranhão, 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
2021, , Cultura da gambiarra em jogo, Ciclo de Debates Lugar de Jogo II,
2021, José Carlos Messias Santos Franco, Thays PANTUZA, Gustavo Viana da Silva Pereira, Luiz Pereira da Costa Junior, Todo Mundo Odeia a Nintendo: Pirataria e gambiarra ems ROMs e emuladores, 44º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Trabalho Completo
2021, José Carlos Messias Santos Franco, Gustavo Viana da Silva Pereira, Thays PANTUZA, Anna Luiza Barros Lima Silva, 100% Atualizado: Letramento e Gambiarra no Bomba Patch a partir da sétima geração de consoles de videogame, 44º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Trabalho Completo
2021, , Mesa #Fail Tecnológico, #FAIL - Tecnologia e política: pensar e fazer mundos a partir de suas falhas e ruínas,
2021, , Gambiarra e videogames: decolonialidade e técnica nas ruínas do projeto colonial/moderno, Digra Brasil 2021,
2020, , GAMBIARRA, COGNIÇÃO E TÉCNICA: apontamentos para uma investigação decolonial sobre conhecer e comunicar, XXIX Encontro Anual da Compós,
2020, José Carlos Messias Santos Franco, Emergent precariousness, FDG '20: International Conference on the Foundations of Digital Games, Trabalho Completo
2020, José Carlos Messias Santos Franco, GAMBIARRA, COGNIÇÃO E TÉCNICA: apontamentos para uma investigação decolonial sobre conhecer e comunicar, XXIX Encontro Anual da Compós, Trabalho Completo
2020, José Carlos Messias Santos Franco, Thays PANTUZA, Gustavo Viana da Silva Pereira, Os Barões da Gambiarra: letramento digital e convergência em mods de Guitar Hero, 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
2020, , Os Barões da Gambiarra: letramento digital e convergência em mods de Guitar Hero, 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,
2020, , Emergent precariousness: Video game modding in the context of a decolonial philosophy of technology, FDG '20: International Conference on the Foundations of Digital Games,
2019, , Estudar mídia japonesa no Brasil: desafios e perspectivas, Estudar mídia japonesa no Brasil: desafios e perspectivas,
2019, , As gambiarras dos memes: convergência, contágio e entretenimento na cultura digital, Simpósio+Exposição #MUSEUdeMEMES,
2019, Thays PANTUZA, José Carlos Messias Santos Franco, Uma investigação sobre ansiedade em Beyond: Two Souls: interfaces entre cognição corporificada e Game Studies, 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
2019, , UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ANSIEDADE EM BEYOND: TWO SOULS: INTERFACES ENTRE COGNIÇÃO CORPORIFICADA E GAME STUDIES, 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,
2018, , Games, Gambiarras e Antropofagia: um relato etnográfico das comunidades de World of Warcraft, 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom,
2018, , 'Saudações do Terceiro Mundo': customização de games, gambiarras e cultura hacker no Sul Global, I Congresso Internacional em Humanidades Digitais,
2018, , Pirataria e gambiarra: cultura digital e antropofagia numa vertente pós-colonial, I Congresso Internacional em Humanidades Digitais,
2018, José Carlos Messias Santos Franco, Gambiarra e antropofagia em jogos digitais: uma etnografia das comunidades de World of Warcraft, XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, Trabalho Completo
2018, José Carlos Messias Santos Franco, Games, Gambiarras e Antropofagia: um relato etnográfico das comunidades de World of Warcraft, 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, Trabalho Completo
2018, José Carlos Messias Santos Franco, GAMBIARRA COMO MEDIAÇÃO: um encontro entre materialidades da comunicação e filosofia da técnica a partir das mídias digitais, XXVII Encontro Anual da Compós, Trabalho Completo
2018, , GAMBIARRA COMO MEDIAÇÃO: um encontro entre materialidades da comunicação e filosofia da técnica a partir das mídias digitais, XXVII Encontro Anual da Compós,
2018, , Gambiarra e antropofagia em jogos digitais: uma etnografia das comunidades de World of Warcraft, XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital,
2017, , ENTRE GAMERS E HACKERS: reflexões sobre a cultura digital, XXVI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós,
2017, , Greetings from the Third World: Game Modifications, Media Literacy and ?Gambiarra? in Hacker Culture, Spring School: Participatory Cultures and New Ethical Paradigms in the Global South,
2017, José Carlos Messias Santos Franco, Quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol?: entretenimento como linguagem e customização de games, 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, Trabalho Completo
2017, José Carlos Messias Santos Franco, Leticia Perani Soares, ENTRE GAMERS E HACKERS: reflexões sobre a cultura digital, XXVI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós, Trabalho Completo
2017, , Criatividade, ludicidade e produção midiática: subvertendo as lógicas do mainstream, I COLÓQUIO MÍDIA, COTIDIANO E PRÁTICAS LÚDICAS,
2017, , Videogames e pirataria pós-colonial: a biopolítica canibal dos mods brasileiros, Colóquio Modos de Ser Sul: Territorialidades, Afetos e Poderes,
2017, , Quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol?: entretenimento como linguagem e customização de games, 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom,
2016, José Carlos Messias Santos Franco, Gambiarra e videogames: uma visão antropofágica das tecnologias de entretenimento em World of Warcraf, XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
2016, José Carlos Messias Santos Franco, Exploration beyond gameplay: modding as knowledge in Guitar Hero customs and Pro Evolution Soccer patches from Brazil, The Philosophy of Computer Games Conference, Trabalho Completo
2016, , Videogames e gambiarra: uma apropriação à brasileira da cultura hacker, Semana DING,
2016, , O Poder do Universo Geek na Cultura Pop Contemporânea, 12a Semana de Comunicação da Universidade Veiga de Almeida,
2016, , Gambiarra e videogames: uma visão antropofágica das tecnologias de entretenimento em World of Warcraft, XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,
2016, , Exploration beyond gameplay: modding as knowledge in Guitar Hero customs and Pro Evolution Soccer patches from Brazil, Philosophy of Computer Games Conference,
2016, , 'Deixa os garoto [sic] brincar': o aspecto político de mods brasileiros de Pro Evolution Soccer, Simpósio Internacional de Tecnologias e Cultura Contemporânea - Artecnologia,
2015, , ?Greetings from the Third World?: Customized games, Cognitive Skills and Power Relations in Cyberculture, Besides the screens 2015: Piracy in Theory and Practice,
2015, José Carlos Messias Santos Franco, Videogames à esquerda: Pirataria, devir-hacker e gambiarra, VIII Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação - CONECO, Trabalho Completo
2015, , Beyond Scarcity and Precariousness: a Report on Brazilian Modding Strategies, Midwest Interdisciplinary Graduate Conference,
2014, , Literacy in a Digital and Multimedia Age: Extending the Notions of Text and Learning through Customization Practices in Game Culture, 12th International Conference on Books, Publishing and Libraries,
2014, José Carlos Messias Santos Franco, A MATERIALIDADE E A LINGUAGEM DO ENTRETENIMENTO: CAPACITAÇÃO COGNITIVA EM INICIATIVAS HACKERS DEDICADAS A GAMES, I Encontro Internacional de Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva, Trabalho Completo
2014, , Dos quadrinhos ao cinema: o universo Marvel no cinema como ponto de partida para a iniciativa transmidiática, 3º Encontro Regional Sudeste de História da Mídia,
2014, , A MATERIALIDADE E A LINGUAGEM DO ENTRETENIMENTO: CAPACITAÇÃO COGNITIVA EM INICIATIVAS HACKERS DEDICADAS A GAMES, I Encontro Internacional de Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva,
2013, , ?Greetings from the Third World?: strategies of distribution and customization of game-related content in Brazil, International Association for Media and Communication Research 2013 Conference,
2013, José Carlos Messias Santos Franco, ?Greetings from the Third World?: strategies of distribution and customization of game-related content in Brazil, International Association for Media and Communication Research 2013 Conference, Resumo
2013, José Carlos Messias Santos Franco, NOTAS SOBRE A PIRATARIA DE GAMES NO BRASIL: inclusão (digital) dos pobres e games como fomentadores de resistência, XXII Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós -Graduação em Comunicação, Trabalho Completo
2013, , NOTAS SOBRE A PIRATARIA DE GAMES NO BRASIL: inclusão (digital) dos pobres e games como fomentadores de resistência, XXII Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós -Graduação em Comunicação,
2012, , MAPEAMENTO DO CONSUMO ALTERNATIVO DE GAMES, DAS HABILIDADES COGNITIVAS REQUERIDAS E DOS ?TIPOS DE USUÁRIOS?, II CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO,
2012, , METHODS FOR STUDYING COGNITIVE SKILLS REQUIRED TO PLAY ONLINE GAMES OR THE ALTERNATIVE USE OF ELECTRONIC GAMES, XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital,
2012, , ?Revolucionários de sofá?: Ativismo lúdico, reivindicação e entretenimento, V Coneco - Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação,
2012, , AS REDES SOCIOTÉCNICAS DA COMUNIDADE GAMER: HABILIDADES COGNITIVAS, CAPITALISMO COGNITIVO E PIRATARIA NO ORKUT, XI INTI International Conference,
2012, , Cultura Pop, HQs e Games na Universidade: É Possível?, NerdRio,
2012, José Carlos Messias Santos Franco, Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso Monteiro, METHODS FOR STUDYING COGNITIVE SKILLS REQUIRED TO PLAY ONLINE GAMES OR THE ALTERNATIVE USE OF ELECTRONIC GAMES, XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, Trabalho Completo
2012, José Carlos Messias Santos Franco, ?Revolucionários de sofá?: Ativismo lúdico, reivindicação e entretenimento, V Coneco - Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, Trabalho Completo
2012, José Carlos Messias Santos Franco, Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso Monteiro, MAPEAMENTO DO CONSUMO ALTERNATIVO DE GAMES, DAS HABILIDADES COGNITIVAS REQUERIDAS E DOS ?TIPOS DE USUÁRIOS?, II CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO, Trabalho Completo
2012, José Carlos Messias Santos Franco, As redes sociotécnicas da comunidade gamer: Habilidades cognitivas, capitalismo cognitivo e pirataria no orkut, XI INTI International Conference, Trabalho Completo
2011, José Carlos Messias Santos Franco, Ronaldo George Helal, Histórias em quadrinhos e a cultura contemporânea: a relação do herói com a autoridade policial e com o governo vigente, Compós 2011 - Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós -Graduação em Comunicação, Trabalho Completo
2011, José Carlos Messias Santos Franco, NO SUPERHERO ALLOWED: O HERÓI DE MANGÁ CONTEMPORÂNEO, I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, Trabalho Completo
2011, , Histórias em quadrinhos e a cultura contemporânea: a relação do herói com a autoridade policial e com o governo vigente, Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós 2011,
2011, José Carlos Messias Santos Franco, Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira, TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO, ENTRETENIMENTO E AS HABILIDADES COGNITIVAS NA CIBERCULTURA, 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Resumo
2011, , TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO, ENTRETENIMENTO E AS HABILIDADES COGNITIVAS NA CIBERCULTURA, 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),
2011, , NO SUPERHERO ALLOWED: O HERÓI DE MANGÁ CONTEMPORÂNEO, I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos,
2011, , Verdade, Justiça e o Jeito Americano: Action Comics #900 e a renúncia da cidadania, XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom,
2011, , Games ?Customizados? e o Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas Específicas: Criatividade, Sociabilidade E Capacitação Técnica Na Cibercultura, XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom,
2011, José Carlos Messias Santos Franco, Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso Monteiro, Vinicius David de Lima Mello, Games ?Customizados? e o Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas Específicas: Criatividade, Sociabilidade E Capacitação Técnica Na Cibercultura, XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, Trabalho Completo
2011, José Carlos Messias Santos Franco, Verdade, Justiça e o Jeito Americano: Action Comics #900 e a renúncia da cidadania, XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, Trabalho Completo
2010, , DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA CIBERCULTURA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE SERIADOS DE TV NAS DÉCADAS DE 1980, 1990 E 2000, XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,
2010, , A valorização do perdedor e o culto aos heróis: as diferentes apropriações culturais nos mangás e comics, V Seminário Intermestrandos em Comunicação ESPM,
2010, , O Universo Marvel no cinema: narrativa transmídia, remediação e arco dramático estendido, IV Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura,
2010, José Carlos Messias Santos Franco, O Conceito de Imaginário Como Forma de Entender o Papel do Herói nas Histórias em Quadrinhos: uma Análise Comparativa Entre Superman e Samurai X, XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
2010, Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira, José Carlos Messias Santos Franco, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA CIBERCULTURA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE SERIADOS DE TV NAS DÉCADAS DE 1980, 1990 E 2000, XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
2010, José Carlos Messias Santos Franco, A valorização do perdedor e o culto aos heróis: as diferentes apropriações culturais nos mangás e comics, V Seminário Intermestrandos em Comunicação ESPM, Resumo
2010, , O Conceito de Imaginário Como Forma de Entender o Papel do Herói nas Histórias em Quadrinhos: uma Análise Comparativa Entre Superman e Samurai X, XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,
2009, , Who Watches the Watchmen? Uma Análise Transmidiática, XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste.,
2009, Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira, José Carlos Messias Santos Franco, Tecnologias de Comunicação e Capacitação Cognitiva na Cibercultura: uma análise comparativa dos seriados O Incrível Hulk e Heroes, XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, Trabalho Completo
2009, José Carlos Messias Santos Franco, Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira, Who Watches the Watchmen? Uma Análise Transmidiática, XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, Trabalho Completo
2009, , Tecnologias de Comunicação, Entretenimento e Cognição na Cibercultura: uma análise comparativa dos seriados O Incrível Hulk e Heroes, XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Curitiba,,
2008, , Seriados de TV e desenvolvimento de competências cognitivas: uma análise das séries ?Perdidos no Espaço? e ?Lost?, XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom,
2008, Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira, José Carlos Messias Santos Franco, Seriados de TV e desenvolvimento de competências cognitivas: uma análise das séries ?Perdidos no Espaço? e ?Lost?, XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, Trabalho Completo
Capítulos de livros (7)
2024, Preparatory Courses for Graduate Programs and Digital Literacy During the COVID-19 Pandemic, Transformative Practice in Critical Media Literacy, Renata Nascimento da Silva, José Carlos Messias Santos Franco
2021, Gambiarras nos videogames: conhecimento e técnica nas ruínas do projeto colonial/moderno, Dossiê Lugar de Jogo II, José Carlos Messias Santos Franco
2019, Playing Beyond Precariousness: The Political Dimension of Brazilian Modding in Pro Evolution Soccer, Video Games and the Global South, José Carlos Messias Santos Franco, Diego Granja do Amaral, Thaiane Moreira de Oliveira Download do arquivo
2019, O que as práticas de mods no game Pro Evolution Soccer nos ensinam sobre a noção de entretenimento?, Repensando o lazer a partir da cultura digital, José Carlos Messias Santos Franco, Simone Maria Andrade Pereira de Sá
2018, PIRATARIA E GAMBIARRA: AS REDES DE COLABORAÇÃO DO ENTRETENIMENTO E DOS GAMES, PRODUÇÃO DE SENTIDOS E TECNOLOGIA: estudos contemporâneos em Comunicação, José Carlos Messias Santos Franco
2017, Gambiarra e videogames: uma visão cognitiva das tecnologias de entretenimento em World of Warcraft, Metagame: panoramas dos game studies no Brasil, José Carlos Messias Santos Franco
2012, Comunicação, tecnologia e cognição: rearticulando homem, mundo e pensamento, Tecnologias de comunicação e cognição, Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira, José Carlos Messias Santos Franco
Participações em Bancas de Cursos (3)
2022, Monografia de Graduação Jornalismo transmidia na revista Piaui: uma analise do impresso as multiplataformas, ELLEN CRISTINA MOTA MONTEIRO
2021, Qualificação de Mestrado A Materialidade da Maratona: uma analise de affordances na plataforma Netflix, LUCAS ALVES PINTO
2019, Monografia de Graduação COMPREENSOES SOBRE A FIGURA DO HACKER A PARTIR DA ABORDAGEM HISTORICA DE STEVEN LEVY EM SUA OBRA OS HEROIS DA REVOLUCAO: o hacker enquanto defensor da liberdade de acesso a informacao , LUZIEL COSTA CARVALHO
Trabalho de conclusão de curso (5)
"100% Atualizado, é ruim de aturar": Bomba Patch e a modificação de jogos como forma de resistência, GUSTAVO VIANA DA SILVA PEREIRA , 07/2023
“Narrativas e formatos multimídias no jogo Quantum Break uma experiência interativa”, LUCAS ARAUJO CALIXTO , 07/2023
A Saga Harry Potter: o papel da narrativa transmídia no case de sucesso da franquia, SARA BANDEIRA DE SA , 07/2023
Representatividade versus Queerbaiting: uma análise da performatividade de gênero em League of Legends, MARCOS VINICIUS DOS SANTOS PROHMANN , 07/2023
“Pelé nos games: a midiatização da identidade brasileira nos videogames”, BRUNO SILVA DOS SANTOS , 12/2023
Orientação em pós-graduação (8)
Mestrado, Pedro da Cunha Ramos , 03/2019 - 02/2021 , Orientação em Andamento
Mestrado, Maria Beatriz dos Santos Barros , 03/2018 - 09/2020 , Orientação em Andamento
Mestrado, LUIZ PEREIRA DA COSTA JÚNIOR, 06/2021 - , Concluída em 06/2023
Mestrado, LUCAS ALVES PINTO, 03/2020 - , Concluída em 02/2023
Mestrado, NATALIA CATHERINE MOURA FERREIRA, 04/2022 - , Concluída em 02/2024
Mestrado, GUSTAVO VIANA DA SILVA PEREIRA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, VIVIAN OLIVEIRA DA SILVA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JORGE LEANDRO MARTINS SOUSA, 04/2022 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo