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Apresentação

O PROF-ARTES é um programa de mestrado profissional (stricto sensu) em Artes com área de concentração em Ensino de Artes, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Instituições de Ensino Superior Associadas: Universidade Estadual Paulista (UNESP) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Universidade de Brasília (UnB) Universidade Federal do Ceará (UFC) Universidade Federal da Bahia (UFBA) Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Universidade Federal do Pará (UFPA) Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) Universidade Federal do Amazonas (UFAM) / Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) / Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Universidade Regional do Cariri (URCA) Coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) o PROF-ARTES tem por objetivo proporcionar formação continuada a docentes de Artes da Educação Básica pública, propondo discussões sobre o papel do ensino da arte na escola e na comunidade. O curso tem uma estrutura semi-presencial com a oferta de duas disciplinas de fundamentação à distância, três disciplinas obrigatórias e as três optativas, além da realização de trabalho de conclusão orientado de forma presencial. Para participar do PROF-ARTES os candidatos deverão ser docentes da Educação Básica pública (Ensino Fundamental e Ensino Médio), portadores de diploma de nível superior reconhecidos pelo MEC, e devem estar ministrando aulas de artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música) em Instituições Escolares e/ou Culturais Públicas. Depoimentos: Renata Silva de Vasconcelos "A experiência no PROFARTES me oportunizou investigar sobre a minha prática profissional, e paralelamente sobre a minha relação com as Artes Visuais e com o espaço escolar aonde trabalho. A produção acadêmica e as reflexões voltadas para a minha prática cotidiana enriqueceu muito a experiência, são mudanças que iniciam durante o programa mas que seguem agregando novas vivências sobre a relação das artes com a educação." Andrea Frazão "A experiência de cursar o Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes reforça em nós arte-educadores a missão de promover e desenvolver nos espaços educativos novas possibilidades da pesquisa. Com a aplicabilidade de estudos que promovem uma reflexão sobre nossas realidades. Além de estabelecer um aprendizado que contempla práticas acadêmicas fundamentais para nossa qualificação profissional. Para tanto o mestrado possibilitou expandir minha investigação sobre relações étnico-raciais nas Artes Visuais e demarca nesse processo o meu lugar enquanto mulher negra na academia." Mônica Rodrigues de Farias "Entrar para o Mestrado Profissional em Artes em 2016, foi a realização de um grande sonho: avançar nos estudos, pesquisar, melhorar a minha prática profissional, colaborar na aprendizagem de alunos dentro da perspectiva de um ensino de artes visuais contextualizado com a cultura local, e ainda contar com a parceria de grandes mestres e amigos de turma que viraram uma grande família." Adriana Tobias Silva: "Ingressei no Mestrado Profissional de Artes – PROFARTES em 2016, e desde então, dei prosseguimento à minha pesquisa, voltada para metodologia em Artes Visuais por meio das Festas do Divino Espírito Santo em São Luís do Maranhão, juntamente com meus alunos das escolas UEB Luís Viana e UEB Dr. Neto Guterres com o intuito de destacar, para esses alunos, a importância em valorizarem sua identidade e as manifestações populares que fazem parte da cultura do aluno/na. Tais experiências foram relatadas em minha dissertação, que, de certa forma pode vir a contribuir com aqueles professores/as que pretendem buscar relacionar o ensino de Arte com o cotidiano do aluno. Nesse período, enquanto estudante do programa PROFARTES, pude realizar exposições, escritas de artigos, apresentações de trabalhos juntamente com os professores/as e colegas de turma, o que vejo como troca fundamental para que eu colocasse meu projeto em prática e concluísse assim, minha dissertação. Desta produção final, pude publicar alguns artigos que serviram para divulgar minha pesquisa, que serviu de ponte para construção do meu projeto de pesquisa e minha aprovação no Doutorado em Artes da UFPA."

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