Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Área de Concentração

Mestrado
ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Linha(s) de Pesquisa:
› EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA (LINHA 4)
Investiga os grupos vulneráveis socialmente que sofrem toda ordem de preconceitos, discriminações e racismos, como: crianças, mulheres, negras e negros, homossexuais, bissexuais, transexuais, pessoas com deficiência e outros/as. Desenvolve estudos que tratem sobre o enfrentamento e resolução de problemas em prol desses grupos sociais, sobretudo na Educação Básica. Propõe mecanismos políticos, didáticos e pedagógicos para promover a diversidade e a inclusão dos grupos vulneráveis socialmente por meio de investigações. A linha atende as seguintes áreas de conhecimentos: Relações para a Educação Étnico-Raciais; Gênero e Sexualidade; Infâncias; Educação para Jovens e Adultos; Educação Especial; Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola, Educação Indígena e outros vulneráveis socialmente que se insiram no contexto da linha em tela.
› SABERES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA (LINHA 1)
Estudos sobre a formação docente com ênfase nos saberes profissionais (da formação inicial e continuada, dos saberes disciplinares, dos saberes curriculares e dos saberes da experiência) na construção da identidade dos/as professores/as. Os conteúdos, as metodologias de ensino, os recursos didáticos e as práticas disciplinares ou integradas, dos componentes curriculares da Educação Básica. Estudos sobre as diretrizes e bases nacionais comuns curriculares e as práticas pedagógicas na Educação Básica. Inovações tecnológicas digitais da informação e comunicação na Educação Básica. A linha é formada pelas áreas de conhecimentos dos cursos de licenciatura em História, Geografia, Sociologia, Filosofia e outras que compõem o currículo da Educação Básica, além das áreas de Currículo, Didática, Educação Infantil, Alfabetização, Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar.
› PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (LINHA 2)
Estudo e análise de propostas e práticas pedagógicas no ensino de Ciências e Matemática: mediação da construção e transformação dos saberes científicos em saberes escolares. Recursos didáticos e instrumentação para o ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da sociedade contemporânea. As disciplinas da área de Ciências e da Matemática e o currículo no contexto educacional brasileiro. Transposição didática em Ciências e Matemática mediadas pela Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC’s). A pesquisa na educação científica: a formação do/a professor/a reflexivo/a e pesquisador/a de sua própria prática. As áreas de conhecimentos ou disciplinas da linha são: Matemática, Ciências, Biologia, Química e Física.
› LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA (LINHA 3)
Investiga sobre as diferentes formas de linguagens usadas na Educação Básica, como: a escrita, a oral, a literária, a artística, a corporal, a comunicacional e informacional, a digital e outras. Visa desenvolver uma mobilização e articulação dos conhecimentos dessas linguagens às dimensões sociais, afetivas, atitudinais e comportamentais relativas ao corpo nos processos do ensino e da aprendizagem. As áreas de conhecimentos da linha são: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna, Arte, Educação Física, Leitura, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Educacional.
fim do conteúdo