Egresso do PPGHIS/UFMA é aprovado em Estágio Pós-doutoral pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e publica novo livro resultado de sua tese de Doutorado.
2025-07-15 12:39:26.782
Natural de Pinheiro, Samir Lola Roland foi aprovado no Estágio Pós-Doutoral em História, na modalidade Pesquisador Brasileiro, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sendo concedida 1 bolsa para dedicação exclusiva do acadêmico às diversas atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão do Programa de Pós-graduação em História (PPGHIST) da referida instituição.
O aluno, que defendeu recentemente sua tese de doutorado intitulada “A economia do gado no Maranhão e no Piauí Coloniais (1750-1779)”, foi orientado pelo professor Dr. Rafael Chambouleyron durante quatro anos e está tendo a oportunidade de publicar este trabalho em formato de livro pela editora Cancioneiro, o qual está em pré-venda a todos os interessados na temática do processo de ocupação dos sertões pela pecuária e a colonização do Maranhão e Piauí no período pombalino.
Rafael Chambouleyron, que orientou o trabalho de conclusão de curso do acadêmico, destacou no prefácio da obra a sua importância para a compreensão “das dinâmicas de produção, de trabalho, de espacialidade, de consumo e de comércio que envolveram a criação de gado nessa vasta região”, destacou o orientador.
Feliz com o êxito alcançado, Samir Roland inicia suas atividades de pós-doutorado dedicando-se às suas pesquisas em busca de entender o processo de colonização da região conhecida atualmente como Baixada Maranhense na segunda metade do século XVIII. Este tema, segundo ele, tem um significado especial, pois “sou natural de um dos municípios (Pinheiro) que compõem esta região e me sinto no dever de contribuir com os estudos historiográficos que possam revelar os processos históricos antes esquecidos, inserindo a Baixada Maranhense no quadro mais amplo da historiografia do nosso país”.
Com o projeto intitulado “Agricultura, ocupação e território: uma análise da produção econômica, distribuição de sesmarias no interior do Maranhão (1751-1800) e o livro didático”, sob a supervisão da professora Dra. Helidacy Muniz Corrêa, Samir pretende ainda articular pesquisa e ensino, convertendo suas pesquisas em um material didático pedagógico que possa ser inserido em sala de aula das escolas abrangentes das redes municipais e estaduais, contribuindo dessa maneira, tanto para o conhecimento científico quanto para a educação da região estudada. O projeto visa dar continuidade aos seus estudos iniciados desde a graduação e que foram aprofundados durante o doutorado em História pelo Programa de Pós-graduação em História e Conexões Atlânticas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
“Quero agradecer a todos aqueles que contribuíram de alguma maneira para o desenvolvimento deste trabalho, especialmente à minha família, minha mãe, minha filha, aos professores que acompanharam minha trajetória desde a graduação até o doutorado e aos amigos, colegas de turma e ao meu orientador, professor Rafael Chambouleyron”, agradeceu Samir.
Quem tiver interesse em adquirir seu novo livro “O gado, a carne e o couro: as dinâmicas de produção, abastecimento e exportação (Maranhão e Piauí, 1750-1779)”, pode estar entrando em contato por WhatsApp (91) 98446-0301.