Banca de Qualificação: THEREZA CRISTINNA VIEIRA TRINDADE

DISCENTE: THEREZA CRISTINNA VIEIRA TRINDADE
DATA: 04/07/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Artefatos mesopotâmicos no ensino de matemática: conteúdos matemáticos e explorações didáticas possíveis
PALAVRAS-CHAVES: História da Matemática, Ensino de Matemática, artefatos mesopotâmicos, possibilidades didáticas.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: É certo que a discussão a respeito da História da Matemática no ensino de Matemática, vem crescendo por estar sendo vista como uma forma de se atribuir o despertar do interesse e a curiosidade dos alunos em compreender a matemática como uma construção humana e que foi desenvolvida ao longo do tempo pela necessidade em que as civilizações tinham, até chegar ao formato dos dias de hoje. Atribuindo o olhar para a civilização mesopotâmica, esta pesquisa objetiva investigar potencialidades históricas de artefatos mesopotâmicos, a priore os artefatos 13 901 (exercício 7), IM 67 118, VAT 7621 e a intitulada Tábua com escrita cuneiforme, (c. 1830 – 1530 a. C.) (argila), para o ensino de Matemática. A escolha desses tabletes está relacionada ao fato de não termos encontrado nenhum trabalho que os tenha discutido de forma a ser voltado para o ensino de Matemática. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, histórica e documental de artefatos para o ensino de Matemática, a título de informação para saber quais os tipos de discussões nos trabalhos já existentes e quais os artefatos Mesopotâmicos foram discutidos e quantos autores atribuíram suas pesquisas relacionando os artefatos no ensino de Matemática. Assim como também saber a viabilidade de professores utilizarem como feramentas possíveis de serem usadas em suas aulas afim de potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos discentes. A princípio pesquisamos somente por trabalhos brasileiros sendo analisados o quantitativo de 8 trabalhos dentre artigos e dissertações. Atribuímos como resultado desde as possíveis habilidades conforme a BNCC, os conteúdos possíveis de serem utilizados e as potencialidades de ensino como forma de facilitar a utilização da história da Matemática por meio de artefatos mesopotâmicos.
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Presidente - 014.122.603-02 - BENJAMIM CARDOSO DA SILVA NETO