Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Egressos


Das defesas de dissertações que se iniciaram em 2017 até as últimas, defendidas em 2023, somam-se 55 dissertações, condizendo com o número de ingressantes, e suas produções bibliográficas.

Os egressos titulados do PPECEM, em sua maioria, estão atuando como professores/professoras substitutos(as) ou efetivos(as) em Instituições de Ensino Superior (Estaduais e Federais) principalmente no estado do Maranhão, mas há também os que atuam no estado do Pará, enquanto outros estão vinculados como professores efetivos na Educação Básica do estado do Maranhão. Há também egresso cursando doutorado ou se preparando para curso de doutorado em IES, em outros centros, fora do estado do Maranhão.

EGRESSOS EM ORDEM CRONOLÓGICA (Última atualização: 22/04/2024)

1. Franciane da Silva e Silva (http://lattes.cnpq.br/3584784027082635). 08/2015 a 08/2017. Análise Qualitativa dos Enunciados de Provas Aplicadas em Ciências Naturais nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Orientadora: Clara Virgínia Vieira Carvalho de Oliveira Marques. Atualmente cursa o doutorado na UNESP/Bauru.

2. Hellen Jose Daiane Alves Reis (http://lattes.cnpq.br/8603879841510002). 08/2015 a 08/2017. O corpo humano é...?: discursos sobre o corpo em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental de escolas municipais de São Luís – MA. Orientador: Jackson Ronie Sá da Silva. Atualmente é professora da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão.

3. Karla Jeane Coqueiro Bezerra (http://lattes.cnpq.br/0602092027053598). 08/2015 a 08/2017. Saberes docentes e suas relações com a construção de movimentos epistêmicos desenvolvidos em aulas de biologia. Orientadora: Mariana Guelero do Valle.

4. Rayane de Jesus Santos Melo (http://lattes.cnpq.br/9699495735241377). 08/2015 a 08/2017. EJA nas Licenciaturas em Matemática de São Luís (MA): Os discursos sobre a estrutura curricular. Orientadora: Maria Consuelo Alves Lima. Doutorado concluído na UFSCAR em 2023. Atualmente é professora da UFMA - Campus de Chapadinha.

5. Claudiomiro Ferreira de Oliveira (http://lattes.cnpq.br/8663241346475261). 08/2015 a 01/2018. Ao longo de minha juventude fiquei de um lado para outro...: Caminhos e histórias da formação de Professores (de matemática) em São José dos Basílios – MA. Orientadora: Déa Nunes Fernandes. Atualmente é professor substituto da UFMA.

6. Franciane Silva Lima (http://lattes.cnpq.br/2402982769115431). 08/2015 a 01/2018. O lúdico na prática docente: concepções de professores de Ciências. Orientadora: Andrea Martins Cantanhede. Atualmente é professora da SEMED-Chapadinha – MA.

7. Gilvan Azevedo dos Santos ( http://lattes.cnpq.br/8143346552065259). 08/2015 a 08/2018. O que diz o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática ea Universidade Estadual do Maranhão sobre a Formação de Professores de Matemática? Orientadora: Mariana Guelero do Valle. Professor do IFMA - Campus São Luís - Maracanã.

8. Taisa Layane Salazar Queiroz (http://lattes.cnpq.br/1854555225659026). 08/2015 a 04/2018. Estudo Comparativo de Cursos de Licenciatura em Quimica: discurso dos elementos para a formação docente. Orientador: Cicero Wellington Brito Bezerra.

9. Yuri Jorge Almeida da Silva (http://lattes.cnpq.br/5638157974385519). 08/2016 a 05/2018. Corpos que habitam os livros didáticos de Ciências dos anos iniciais: reflexões a partir dos Estudos Culturais. Orientador: Jackson Ronie Sá da Silva. Atualmente é Designer Pedagógico no Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet).

10. Renata Araujo Lemos (http://lattes.cnpq.br/5454770509929639). 08/2016 a 08/2018. Representações gráficas em livros didáticos de Biologia. Orientadora: Mariana Guelero do Valle. Atualmente é professora da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, SEDUC-MA.

11. Rayane Kelly Pereira Ribeiro Aguiar (http://lattes.cnpq.br/0053638052470247). 08/2016 a 10/2018. Produção de significados utilizando o Jogo Planeta Química com base na Teoria da Ação Mediada. Orientador: Hawbertt Rocha Costa. Atualmente é professora no SESI – MA.

12. Anderson Nogueira Almeida (http://lattes.cnpq.br/8286994761300728). 08/2016 a 12/2018. O currículo e o perfil do egresso de um curso de Licenciatura em Química sob a perspectiva discente. Orientador: Cícero Wellington Brito Bezerra. Professor da Escola de Governo do Maranhão – EGMA.

13. Luizelio Veloso Pinto (http://lattes.cnpq.br/1933473920079153). 08/2016 a 12/2018. Concepções de Professores de Química sobre Proposições de Atividades Experimentais na Direção da Alfabetização Científica. Orientadora: Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques. Atualmente é professor SEDUC-MA.

14. Cassandra Maria Ribeiro Costa (http://lattes.cnpq.br/3491896531736278). 08/2016 a 01/2019. Nanociência para o Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos numa Abordagem CTS. Orientadora: Maria Consuelo Alves Lima.

 15. Bárbara Lethicya Silva Sousa (http://lattes.cnpq.br/6432342754570581). 07/2017 a 06/2019. Textos de Divulgação Científica com Enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Formação de Professores de Química da Educação Básica. Orientador: Cícero Wellington Brito Bezerra. Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Codó – MA.

16. Daniela Louzeiro Nunes Sousa (http://lattes.cnpq.br/4338993272349800). 08/2016 a 06/2019. Percepções e implicações da ciência e da tecnologia dos discursos de quilombolas e professores no ensino de ciência. Orientadora: Maria Consuelo Alves Lima. Atualmente é servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

17. Aline Oliveira Soares (http://lattes.cnpq.br/7792187648333516). 07/2017 a 08/2019. A Física em Escala Nanomética e o Teatro Como Instrumento Pedagógico. Orientadora: Maria Consuelo Alves Lima. Atualmente cursa o doutorado na UFSC.

18. Daniel Barcelos da Cunha (http://lattes.cnpq.br/1430247353953025). 07/2017 a 08/2019. Homossexualidade é...”: discursos de professores e professoras de Ciências sobre o tema da homossexualidade. Orientador: Jackson Ronie Sá da Silva. Atualmente é professor do IFMA - Campus Santa Inês-MA e cursa o doutorado na UFMT (REAMEC).

19. Uerlene do Rosário Garcês Ribeiro (http://lattes.cnpq.br/8967864747176150). 07/2017 a 08/2019. O tema "Obesidade" em Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. Orientador: Jackson Ronie Sá da Silva.

20. Patrícia do Nascimento Pereira (http://lattes.cnpq.br/5202093247940674). 07/2017 a 08/2019. Análise de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea em livros didáticos de Física do ensino médio da rede pública estadual de São Luís – MA. Orientadora: Silvete Coradi Guerini. Atualmente cursa o doutorado na UNESP.

21. Premma Hary Mendes Silva (http://lattes.cnpq.br/2178456938824494). 07/2017 a 08/2019. As abordagens da Educação em Saúde em livros didáticos de Biologia. Orientadora: Mariana Guelero do Valle. Atualmente cursa o doutorado na Rede Nordeste de Ensino - RENOEN.

22. Thanielle Souza Silva (http://lattes.cnpq.br/5064746682464558). 07/2017 a 08/2019. Experimentação no Ensino de Química e Avaliação da aprendizagem: o enredo da prática docente em foco. Orientadora: Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques.

23. Raquel dos Santos Soares Machado (http://lattes.cnpq.br/6311969838174107). 07/2017 a 08/2019. A Lógica de Programação: Subsídios na Produção de Significados em Ciências. Orientador: Hawbertt Rocha Costa.

24. José Marreiros de Souza Neto (http://lattes.cnpq.br/0577192334446108). 07/2017 a 12/2019. Energia Nuclear numa unidade de ensino para a Educação de Jovens e adultos. Orientadora: Maria Consuelo Alves Lima. Atualmente é professor no IEMA.

25. Dandara Nyegilla Silva Gomes (http://lattes.cnpq.br/2132266900162145). 08/2018 a 08/2020. Alfabetização Científica por meio da criação de jogos digitais do tipo RPG. Orientador: Hawbertt Rocha Costa.

26. Deusur Gonçalves Sampaio (http://lattes.cnpq.br/6324105841699938). 08/2018 a 08/2020. Sequenciamento de conteúdos nos planejamentos anuais dos professores de Química da EJA do Ensino Médio nas escolas estaduais de São Luís – MA. Orientador: Cícero Wellington Brito Bezerra. Atualmente é professora do IFMA, Campus São Luís – Maracanã.

27. Erika da Costa Poulis (http://lattes.cnpq.br/3236971497761917). 08/2018 a 08/2020. A Temática da Nanociência e Nanotecnologia na Formação Inicial de Professores de Física Abordada nas Instituições de Ensino Superior UFSC e UFMA. Orientadora: Silvete Coradi Guerini. Atualmente é Técnica do Seguro Social – São Luís – MA.

28. Lizandra Alves Ribeiro (http://lattes.cnpq.br/2484415782130531). 08/2018 a 08/2020. Discursos de Documentos e de Docentes Formadores em duas Licenciaturas em Física. Orientadora: Maria Consuelo Alves Lima.

29. Manuela Conceição Machado da Silva (http://lattes.cnpq.br/9053730807583714). 08/2018 a 08/2020. Modelos Atômicos no Livro Didático de Química: Estudo das Representações Ilustrativas pelo Viés do Discurso Científico-Social. Orientadora: Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques.

30. Daniela Sales Oliveira Guimarães (http://lattes.cnpq.br/8651178582409437). 08/2018 a 03/2021. Concepções epistemológicas sobre o uso de tecnologia no ensino de matemática: perspectiva dos formadores de professores do curso presencial de licenciatura em matemática da UFMA campus São Luís. Orientador: Antonio José da Silva.

31. Belyt Sousa Andrade ( http://lattes.cnpq.br/4125174101873361). 08/2019 a 08/2021. O pensamento algébrico em livros didáticos da coleção A conquista da matemática dos anos finais do ensino fundamental: um olhar a partir da teoria antropológica do didático. Orientador: Antonio José da Silva. Atualmente atua como professora da rede pública e privada de São Luís-MA.

32. Danielle Sousa de Jesus (http://lattes.cnpq.br/1598505649428064). 08/2019 a 08/2021. Finalidades do ensino de desenho nos grupos escolares de São Luís (1903-1912). Orientador: Marcos Denilson Guimarães. Atualmente é professora da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, SEDUC-MA e cursa o doutorado na UFMA

33. Helismar Medeiros Dos Santos (http://lattes.cnpq.br/6289930413575321). 08/2019 a 08/2021. O ensino de matemática para privados de liberdade: um estudo da política estadual de educação do Maranhão. Orientador: Antonio José da Silva. Atualmente é professor da SEMED/Rosário-MA e cursa o doutorado na UNESP.

34. Esteves Fernandes de Oliveira (http://lattes.cnpq.br/6331089595142646). 08/2019 a 09/2021. Ciência-Tecnologia-Sociedade em discursos da estrutura curricular em duas licenciaturas em Física. Orientadora: Maria Consuelo Alves Lima. Atualmente cursa o doutorado na UNESP.

35. Stella Chrystine Camara dos Santos (http://lattes.cnpq.br/5112122851470371). 08/2019 a 09/2021. A Divulgação Científica presente na revista Ciência Hoje das Crianças: diálogos sobre o que é quem e faz Ciência. Orientadora: Mariana Guelero do Valle. Atualmente professora da rede privada – São Luís – MA.

36. Talita Cristina Raiol Carvalho (http://lattes.cnpq.br/6573938873715505). 08/2019 a 09/2021. A inserção da química escolar no currículo de escolas públicas estaduais maranhenses (1890-1914): um olhar a partir da história das disciplinas escolares. Orientadora: Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques. Aturalmente ŕ professora do IEMA.

37. Sanley Viegas Soares (http://lattes.cnpq.br/2732451918446972). 08/2019 a 00/2022. O modelo instrucional 5e e o ensino de química: definições e estratégias. Orientador: Cícero Wellington Brito Bezerra. Atualmente é professor da rede privada em São Luís – MA.

 38. Glaziane Soares Alvarenga (http://lattes.cnpq.br/0374273047681446). 08/2019 a 03/2022. Interfaces entre Ciência e Literatura em Livros Juvenis e suas contribuições ao Ensino Médio. Orientador: Carlos Erick Brito de Sousa. Atualmente é professora da Rede Estadual de Educação do Maranhão e do Piauí e cursa o doutorado na UESB.

39. Alan Carlos Rocha Pacheco ( http://lattes.cnpq.br/5072807601907743). 10/2020 a 09/2022. Pressupostos de avaliação da aprendizagem na aplicação de jogos digitais voltados para o ensino de química: uma análise a partir da revisão sistemática da literatura. Orientador: Hawbertt Rocha Costa.

40. Camila Carneiro da Silva (http://lattes.cnpq.br/8173580525925794). 10/2020 a 09/2022. Representações sobre Queimadas em Livros Didáticos de Ciências: Buscando Indicadores para Formação de Sujeitos Ecologicamente. Orientadora: Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques. Atualmente é professora substituta na UFMA - Campus Zé Doca – MA.

40. Elke Rusana Pires Santos Ribeiro ( http://lattes.cnpq.br/4120532206413588). 10/2020 a 09/2022. As práticas de ensino de desenho na escola modelo Benedito Leite (1900 1920). Orientador: Antonio José da Silva. Atualmente é professora SEMED-São Luís.

41. Genildo Viana do Nascimento (http://lattes.cnpq.br/8124503203171478). 10/2020 a 09/2022. Divulgação Científica por meio do Museu Game Ciência numa perspectiva sociocultural. Orientador: Hawbertt Rocha Costa. Atualmente é professor substituto na UFMA – Campus Bacabal.

42. Graziela da Silva Dantas (http://lattes.cnpq.br/1379307624430775). 10/2020 a 09/2022. Educação Ambiental e Abordagem CTS: Convergências para o Ensino de Ciências em escolas de uma Unidade de Conservação. Orientadora: Maria Consuelo Alves Lima. Atualmente professora da rede privada.

43. Katiane de Jesus Souza (http://lattes.cnpq.br/8700678464066147) 10/2020 a 09/2022. Alfabetização Midiática e Informacional: uma análise sobre as práticas docentes no ensino de Biologia. Orientadora: Mariana Guelero do Valle. Atualmente é professora da rede municipal de Santa Helena e Turilândia – MA.

44. Laiane Morais de Almeida (http://lattes.cnpq.br/0041060404283055). 10/2020 a 09/2022. Textos de Divulgação Científica como recurso didático para a Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Orientador: Carlos Erick Brito de Sousa. Atualmente é Técnica em Meio Ambiente do IFMA.

 45. Renata Gaspar da Costa (http://lattes.cnpq.br/6672944134148197). 10/2020 a 09/2022. Funções trigonométricas no contexto dos registros de representação semiótica: uma análise em livros didáticos. Orientador: Antonio José da Silva. Atualmente é professora substituta do IFMA – Barreirinhas.

46. Sabrina Nunes Sales (http://lattes.cnpq.br/0854067434949490) 10/2020 a 09/2022. Abordagem macro, micro e simbólica das imagens inseridas no conteúdo "substâncias e misturas" nos livros de ciências do nono ano do ensino fundamental. Orientadora: Silvete Coradi Guerini.

47. Samanda Nunes Sales (http://lattes.cnpq.br/9483629564803210) 10/2020 a 09/2022. Análise da confiabilidade e credibilidade de afirmações sobre o aquecimento global nas mídias sociais por licenciandos em física. Orientador: Aldo Aoyagui Gomes Pereira. Atualmente é técnica em assuntos educacionais, no IFMA - campus Barreirinhas.

48. Tatiana Medeiros Ibiapina (http://lattes.cnpq.br/5556014405300619). 10/2020 a 12/2022. Análise das concepções docentes acerca do uso da experimentação no ensino de Química em Centros Educamais de Ensino na cidade de São Luis-MA. Orientadora: Regina Célia de Sousa. Atualmente é professora no IEMA.

49. Edlani Santos Araujo Nazare (http://lattes.cnpq.br/4169191962395065) 09/2021 a 08/2023. A Educação Científica de Rui Barbosa e o Manual Didático Primeiras Lições de Coisas de Norman Calkins. Orientadora: Maria Consuelo Alves Lima.

50. Verônica Maria de Moraes Alexandre Santana (http://lattes.cnpq.br/5721615651551279) 09/2021 a 09/2023. O documento curricular integrado do arranjo de desenvolvimento educacional dos guarás: o que é possível dizer sobre o ensino de ciências com base em temas regionais. Orientadora: Regina Célia de Sousa. Atualmente é professora da SEDUC-MA.

51. Vanessa Santos Silva ( http://lattes.cnpq.br/7602241463275432) 09/2021 a 10/2023. Desinformação científica em vídeos do youtube pela abordagem da prática social da ciência: o caso do design inteligente. Orientador: Aldo Aoyagui Gomes Pereira.

52. Francisca das Chagas da Silva Ferreira (http://lattes.cnpq.br/9784545593484694) 09/2021 a 11/2023. A energia nuclear em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade como possibilidade de engajamento científico-social. Orientadora: Maria Consuelo Alves Lima. Atualmente é Coordenadora de Educação Especial e Inclusiva na SEMECTI – MA.

53. Elrilene da Cruz Pereira (http://lattes.cnpq.br/9149479944959766) 09/2021 a 11/2023. Argumentações e construção da aprendizagem segundo docentes de ciências: um panorama no contexto do ensino de ciências da rede pública da cidade de Codó/MA. Orientadora: Clara Virgínia Vieira Carvalho de Oliveira Marques. Atualmente curso o doutorado na UNICAMP.

54. Cristiane Araujo Diniz (http://lattes.cnpq.br/6923452036996774) 09/2021 a 12/2023. Aproximações entre os registros de representação semiótica e a discalculia: uma revisão bibliográfica no ensino de matemática. Orientador: Antonio José da Silva. Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar/MA.

55. Dogival Alves Cavalcante Junior (http://lattes.cnpq.br/3458915014133832). 09/2021 a 12/2023. Animações digitais no contexto da formação inicial de professores de Biologia. Orientadora: Mariana Guelero do Valle. Atualmente é professor da SEDUC-MA.

 

 

fim do conteúdo