Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de Defesa: THAMIRES SILVA SOARES

2025-09-27 13:40:31.562

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAMIRES SILVA SOARES
DATA: 30/09/2025
HORA: 09:00
TÍTULO: Jogos Digitais sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica para a constituição de um acervo no Museu Game Ciência
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Matemática. Educação Não Formal. Tecnologias Educacionais. Videogames.
PÁGINAS: 177
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: No campo do ensino de matemática, a educação exerce um papel essencial na formação integral dos sujeitos, ultrapassando o desenvolvimento de competências técnicas e ampliando-se para a promoção de uma formação crítica, reflexiva e socialmente engajada. Nesse contexto, o uso de tecnologias digitais revela-se uma estratégia promissora para fomentar o interesse dos estudantes, sobretudo ao integrar recursos interativos como os jogos digitais. Partindo dessa perspectiva, este trabalho propõe uma análise dos jogos digitais voltados ao ensino de matemática à luz da Educação Matemática Crítica, com o objetivo de contribuir para a constituição de um novo acervo no Museu Game Ciência. Compreendendo os museus de ciência como espaços socioculturais de educação não formal e reconhecendo o potencial formativo dos jogos digitais, a pesquisa investiga de que maneira esses artefatos podem favorecer processos de alfabetização matemática crítica e possibilitar a construção de atividades museológicas significativas. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu em realizar uma análise crítica de jogos digitais direcionados ao ensino de matemática, fundamentada nos pressupostos da Educação Matemática Crítica, visando à seleção, categorização e proposição de formas de inserção desses jogos em um acervo educativo voltado ao Museu Game Ciência. Como objetivos específicos, buscou-se: levantar e catalogar jogos digitais com potencial educativo na área da matemática; identificar jogos que dialoguem com os contextos socioculturais e com as intencionalidades do Museu Game Ciência e propor atividades museológicas fundamentadas na Educação Matemática Crítica, que explorem criticamente as representações matemáticas presentes nos jogos. A investigação adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, fundamentada em análise documental e categorial dos jogos, orientada pelo referencial teórico de Skovsmose, além de autores que discutem a educação a partir dos jogos digitais. Mediante a análise, os jogos foram organizados em três categorias principais: matemática pura, semirrealidade matemática e realidade matemática, de acordo com o nível de contextualização e problematização dos conteúdos matemáticos apresentados. Os resultados revelam que, embora ainda prevaleçam abordagens tradicionais e tecnicistas nos jogos analisados, existem exemplos que se mostram promissores para práticas pedagógicas críticas e reflexivas, especialmente quando inseridos em propostas educativas fundamentadas em mediação e intencionalidade. Ao final do trabalho, são sugeridas atividades museológicas que promovem a mediação entre jogo, conhecimento matemático e formação cidadã no contexto do Museu Game Ciência. Diante de tais perspectivas, acreditamos que este estudo contribui para o debate sobre a integração entre cultura digital e educação matemática crítica, ao evidenciar os jogos digitais como ferramentas que potencializam aprendizagens contextualizadas em espaços museais, promovendo o diálogo entre ludicidade, saber matemático e transformação social.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 014.122.603-02 - BENJAMIM CARDOSO DA SILVA NETO
Presidente - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA
Externo à Instituição - MAURO GUTERRES BARBOSA - UEMA

fim do conteúdo