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Banca de Defesa: QUEZIA REGINA LISBOA BOTELHO FERREIRA

2025-09-27 13:44:35.041

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: QUEZIA REGINA LISBOA BOTELHO FERREIRA
DATA: 01/10/2025
HORA: 09:00
TÍTULO: Biodiversidade Oceânica e Educação Ambiental em livros didáticos de uma coleção de Ciências da Natureza
PALAVRAS-CHAVES: Década do Oceano. Meio Ambiente. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Materiais didáticos.
PÁGINAS: 178
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: A Educação Ambiental (EA) é essencial para a formação de sujeitos críticos e conscientes, especialmente diante dos desafios socioambientais contemporâneos. No contexto da Educação Ambiental Marinha e Costeira (EAMC), sua importância se amplia ao promover uma compreensão ética, científica e crítica sobre a conservação dos oceanos. Nesse sentido, esta dissertação teve por objetivo analisar como a biodiversidade marinha e a EA são abordadas em uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio, distribuída pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021–2024, adotada em escolas públicas estaduais de São Luís – MA. A pesquisa é de natureza qualitativa, com análise documental e de conteúdo, centrada na coleção composta por seis volumes. Foram definidas quatro categorias temáticas a posteriori: Conservação Marinha, Ecossistemas Oceânicos, Poluição Marinha e Serviços Ecossistêmicos Marinhos. Foram encontrados 47 trechos na coleção, que abordavam, direta ou indiretamente, a biodiversidade oceânica e a EA. Os resultados demonstram que, embora as temáticas estejam presentes, percebe-se uma superficialidade e fragilidades ao longo da coleção. O tipo de EA predominante foi a de caráter pragmático, voltada à resolução de problemas com foco técnico e instrumental, bem como a presença do caráter conservacionista. As causas estruturais da crise ambiental, como padrões de produção e consumo insustentáveis foram pouco problematizadas. Elementos da EA Crítica e emancipatória aparecem pontualmente, mas de forma insuficiente para promover reflexões mais profundas ou ações transformadoras. Além disso, observa-se uma frágil articulação com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), como os ODS 14 e com os princípios da Década do Oceano, o que limita o potencial formativo do material. Assim, evidencia- se a necessidade de fortalecer e qualificar a presença da biodiversidade marinha e EA nos livros didáticos, incentivando práticas pedagógicas que estimulem o pensamento crítico, o engajamento e o protagonismo dos estudantes frente à crise ambiental que afeta drasticamente os oceanos, ecossistemas marinhos e costeiros, a sociedade e o meio ambiente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Externo ao Programa - 2296844 - DEBORA BATISTA PINHEIRO SOUSA
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE

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