Banca de DEFESA: THAMIRES SILVA SOARES
2025-09-30 07:29:54.437
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAMIRES SILVA SOARES
DATA: 30/09/2025
HORA: 08:30
TÍTULO: Título: Jogos Digitais sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica para a constituição de um acervo no Museu Game Ciência
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Matemática. Educação Não Formal. Tecnologias Educacionais. Videogames.
PÁGINAS: 177
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: No campo do ensino de matemática, a educação exerce um papel essencial na formação integral dos sujeitos, ultrapassando o desenvolvimento de competências técnicas e ampliando-se para a
promoção de uma formação crítica, reflexiva e socialmente engajada. Nesse contexto, o uso de
tecnologias digitais revela-se uma estratégia promissora para fomentar o interesse dos
estudantes, sobretudo ao integrar recursos interativos como os jogos digitais. Partindo dessa
perspectiva, este trabalho propõe uma análise dos jogos digitais voltados ao ensino de
matemática à luz da Educação Matemática Crítica, com o objetivo de contribuir para a
constituição de um novo acervo no Museu Game Ciência. Compreendendo os museus de ciência
como espaços socioculturais de educação não formal e reconhecendo o potencial formativo dos
jogos digitais, a pesquisa investiga de que maneira esses artefatos podem favorecer processos de
alfabetização matemática crítica e possibilitar a construção de atividades museológicas
significativas. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu em realizar uma análise crítica de jogos
digitais direcionados ao ensino de matemática, fundamentada nos pressupostos da Educação
Matemática Crítica, visando à seleção, categorização e proposição de formas de inserção desses
jogos em um acervo educativo voltado ao Museu Game Ciência. Como objetivos específicos,
buscou-se: levantar e catalogar jogos digitais com potencial educativo na área da matemática;
identificar jogos que dialoguem com os contextos socioculturais e com as intencionalidades do
Museu Game Ciência e propor atividades museológicas fundamentadas na Educação Matemática
Crítica, que explorem criticamente as representações matemáticas presentes nos jogos. A
investigação adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, fundamentada em
análise documental e categorial dos jogos, orientada pelo referencial teórico de Skovsmose, além
de autores que discutem a educação a partir dos jogos digitais. Mediante a análise, os jogos
foram organizados em três categorias principais: matemática pura, semirrealidade matemática e
realidade matemática, de acordo com o nível de contextualização e problematização dos
conteúdos matemáticos apresentados. Os resultados revelam que, embora ainda prevaleçam
abordagens tradicionais e tecnicistas nos jogos analisados, existem exemplos que se mostram
promissores para práticas pedagógicas críticas e reflexivas, especialmente quando inseridos em
propostas educativas fundamentadas em mediação e intencionalidade. Ao final do trabalho, são
sugeridas atividades museológicas que promovem a mediação entre jogo, conhecimento
matemático e formação cidadã no contexto do Museu Game Ciência. Diante de tais perspectivas,
acreditamos que este estudo contribui para o debate sobre a integração entre cultura digital e
educação matemática crítica, ao evidenciar os jogos digitais como ferramentas que potencializam
aprendizagens contextualizadas em espaços museais, promovendo o diálogo entre ludicidade,
saber matemático e transformação social.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA
Interno - 014.122.603-02 - BENJAMIM CARDOSO DA SILVA NETO
Externo à Instituição - MAURO GUTERRES BARBOSA - UEMA