O IV ENPECIMA e I ENIPECIMA encerrou com a premiação dos melhores trabalhos
2025-10-09 15:57:41.302
Nesta edição, tivemos uma participação expressiva e inspiradora: foram 29 artigos completos selecionados para apresentação oral, com 24 apresentações realizadas, e 54 resumos simples aprovados para exposição em banners, dos quais 41 foram apresentados ao longo dos dias do evento. Esses números revelam a vitalidade do nosso campo e o comprometimento de pesquisadores e pesquisadoras que acreditam na educação como força transformadora.
PREMIAÇÃO DOS RESUMOS SIMPLES (BANNERS)
1° Lugar: “Jogos de tabuleiro de origem africana: cultura e ludicidade no ensino de Matemática.”
Autores(as): Adriana Silva dos Santos e Maria do Carmo Alves da Cruz.
2° Lugar: “Ensino de Química e saberes locais: um estudo na Pedagogia da Alternância em comunidade quilombola.”
Autores(as): Faydson Lindoso Rodrigues e Cicero Wellington Brito Bezerra.
3° Lugar: “Mudanças e permanências no currículo da Licenciatura em Física da UFMA entre 1969 e 2025.”
Autores(as): Paulo Fernando Costa Cardoso e Maria Consuelo Alves Lima.
MENÇÕES HONROSAS:
- “Saberes da Ciência e da Matemática de uma quebradeira de coco do município de Chapadinha – MA.”
Autores(as): Juan Pedro da Silva Barbosa, Marcus Vinicius Teixeira dos Santos, Franciane Silva Lima e Rayane de Jesus Santos Melo.
- “Consumo consciente e resíduos sólidos: perspectivas da educação ambiental no ensino de Ciências para a formação cidadã.”
Autores(as): Samia Raquel Batista Marinho Cutrim e Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques.
PREMIAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS ORAIS
1° Lugar: “Matemática em uma perspectiva de gênero: uma proposta de sequência didática.”
Autores(as): Hellen Cristina Dos Santos Carneiro e André Flávio Gonçalves Silva.
2° Lugar: “Matemática e Arte: um mapeamento dos trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (1987–2022).”
Autores(as): Emanuelle Cardoso Passos, Benjamim Cardoso da Silva Neto e Marcos Vinicius Cunha Silva.
3° Lugar: “Educação ambiental decolonial e ensino de Ciências: potencialidades da animação ‘Raízes do Brasil’ como recurso educativo.”
Autores(as): Mateus de Lima Correia e Carlos Erick Brito de Sousa.
MENÇÕES HONROSAS:
- “Uma proposta pedagógica para o ensino de Geometria Plana por meio do SuperLogo.”
Autores(as): André Geazi da Silva Moreira, Dandária Giane Souza Nunes e Rayane de Jesus Santos Melo.
- “Mulheres na Ciência e formação docente: lacunas, desafios e perspectivas para uma educação científica inclusiva.”
Autores(as): Iasmim Kelen Silva Sá, Regina Célia de Sousa e Silvete Coradi Guerini.
Parabéns a todas e todos pela qualidade dos trabalhos e pela dedicação à pesquisa e à docência!