Banca de Defesa: FERNANDA MILLA SILVA ARAUJO
2025-10-22 11:12:54.527
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA MILLA SILVA ARAUJO
DATA: 23/10/2025
HORA: 08:30
TÍTULO: Jogos Digitais Articulados à Educação Matemática Crítica e Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o Ensino de Matemática: “Desenhando um Caminho”
PALAVRAS-CHAVES: Educação Matemática Crítica, Jogos Digitais, Abordagem CTS, Revisão Sistemática da Literatura, Ensino de Matemática.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: A matemática, tradicionalmente ensinada em sua forma abstrata e por vezes descontextualizada, tem sido questionada por correntes pedagógicas que defendem a necessidade de torná-la mais significativa e conectada com o contexto social. A Educação Matemática Crítica (EMC) e a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) surgem nesse cenário como perspectivas que ampliam o papel da educação matemática ao defenderem a formação de sujeitos que sejam capazes de refletir criticamente sobre o mundo em que vivem. Diante dessas reflexões, esta pesquisa, tem como objetivo compreender os jogos digitais como possibilidades de articulação da Educação Matemática Crítica com a Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A partir de inquietações vivenciadas no contexto escolar, a pesquisa propõe repensar o ensino de matemática em direção a práticas mais reflexivas e socialmente situadas, norteada pela seguinte problemática: Como os jogos digitais podem promover um ensino de matemática que articule os pressupostos da EMC com a abordagem CTS? Para perspectiva de responder, a questão norteadora deste estudo, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com foco em estudos publicados entre 2010 e 2020, cuja análise evidenciou a presença crescente dos jogos digitais no ensino de matemática, embora pouco explorados sob uma perspectiva crítica. Os dados analisados à luz da análise de conteúdo, apontam para a relevância de ampliar o debate sobre o uso dos jogos digitais como recursos de mediação reflexiva, fornecendo subsídios teóricos e metodológicos para a construção de propostas pedagógicas comprometidas com uma formação matemática crítica. Com base no mapeamento realizado foi possível idealizar o que denominou-se de “Desenhando um caminho”, que caracteriza-se como diretrizes conceituais que articulam jogos digitais, EMC e CTS, fundamentada na metodologia Design-Based Research (DBR) e Teaching-Learning Sequences (TLS). Para exemplificar sua aplicação, utiliza-se o jogo digital SPENT, analisando como suas situações simuladas podem ser exploradas pedagogicamente para problematizar conceitos da matemática financeira em diálogo com questões sociais e éticas. Como principal contribuição, a pesquisa oferece um caminho estruturado para pensar o uso de jogos digitais no ensino de matemática em uma perspectiva crítica e sociotecnológica. “Desenhando um caminho” se apresenta como uma diretriz aberta, que pode ser retomada, testada e redesenhada em diferentes contextos, reafirmando o caráter dinâmico e investigativo da DBR e das TLS. Ao mesmo tempo, sinaliza a importância de não reduzir os jogos digitais a ferramentas apenas de motivação, mas compreendê-los como espaços de reflexão, problematização e formação cidadã.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA
Externo à Instituição - MAURO GUTERRES BARBOSA - UEMA
Interno - 2346583 - RAYANE DE JESUS SANTOS MELO