Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de Defesa: MARCILENE DOS SANTOS SILVA

2025-10-27 20:08:03.205

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCILENE DOS SANTOS SILVA
DATA: 29/10/2025
HORA: 14:00
TÍTULO: Formação de Professores pela Perspectiva da Diversidade: uma análise das Licenciaturas em Química do Estado do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Projetos Políticos Pedagógicos; Plano de Desenvolvimento Instituicional; Diretrizes curriculares para formação de professores; formação de professores de Química; diversidade.
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: A diversidade vem sendo uma temática de estudo muito presente na atualidade, permitindo compreender que os indivíduos vivem e convivem em um contexto de pluralismo cultural. Moreira e Candau (2014) destacam que a sociedade é multicultural, o que exige reflexões e práticas educacionais que valorizem e respeitem essa multiplicidade de identidades e experiências em todas as áreas de conhecimento. Para tanto, instituições e seus atores do processo de ensino e aprendizagem precisam estar cientes e praticar a acolhida à diversidade. Nessa vertente, tendo como base legal as Diretrizes Curriculares para a formação de Professores, questiona-se de que maneira os Planos de Desenvolvimento Instituicional das Instituições de Ensino Superior (IES) e os Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Química contemplam a diversidade na formação de professores, garantindo uma abordagem inclusiva e alinhada aos contextos sociais. O objetivo geral desse trabalho buscou identificar e analisar o processo de adoção de ações contidas nas Políticas Pedagógicas Educacionais presentes nas Instituições de Ensino Superior nos Cursos de Licenciatura em Química do estado do Maranhão que contribuam para desconstrução de estereótipos de gênero, raça, cultura entre outros, dentro do campo da diversidade no âmbito acadêmico. A metodologia adotada neste estudo é de natureza qualitativa, do tipo documental exploratória, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Foram investigados os Projeto Político Pedagógico de Curso (PPP) e o Plano de Desenvolvimento Instituicional (PDI) de insituições que ofertam os cursos Licenciatura em Química presentes no estado do Maranhão, sendo elas: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Monte Castelo. A análise documental teve como foco a inclusão da diversidade e a forma como essa temática é abordada no material, bem como suas proposições para o ensino e aprendizagem. Foram criadas categorias analíticas que reuniram os sentidos e significados relacionados à discussão sobre diversidade, resultando em duas subseções que buscam responder a questaõ norteadora desta pesquisa. Os resultados parciais indicaram que a diversidade está contemplada nos documentos dos cursos de Licenciatura em Química das IES analisadas em São Luís-MA. No entanto, verificou-se discussões superficiais e desatualizações em relação a base legal que sustente a inclusão da diversidade na formação de professores.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 1241719 - SILVETE CORADI GUERINI
Externo à Instituição - VIVIANE BORGES DIAS - UESC

fim do conteúdo