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Banca de Defesa: PAULO FERNANDO COSTA CARDOSO

2025-10-29 15:59:25.301

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO FERNANDO COSTA CARDOSO
DATA: 30/10/2025
HORA: 15:00
TÍTULO: Uma história da primeira licenciatura em física do Maranhão contada a partir de documentos e entrevistas
PALAVRAS-CHAVES: Licenciatura em física; História da Ciência; Currículo; Cartografia.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Evidências de lacunas na sistematização de informações sobre a formação docente da Licenciatura em Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) motivaram a realização desta investigação sobre a história desse curso. O estudo, referente ao período de 1968 a 2023, foi orientado pelo questionamento: como o percurso da licenciatura em física da UFMA revela os processos institucionais e subjetivos que configuram o curso atual? O objetivo geral consistiu em reconstruir e interpretar pontos da trajetória da Licenciatura em Física da UFMA, ao articular memória docente, documentos institucionais e referenciais teóricos para compreensão do processo de individuação do curso. Especificamente buscou-se: (1) analisar os documentos institucionais que orientaram a criação, a implementação e as reformulações curriculares do curso e (2) interpretar, a luz da cartografia e da teoria da individuação, entrevistas realizadas com quatro professores que também são ex-alunos das primeiras turmas do curso, e atuaram, posteriormente, como docentes da instituição. A abordagem metodológica, de natureza qualitativa, articulou princípios da História da Ciência e da Cartografia, o que possibilitou o entrecruzamento de fontes documentais (como resoluções, pareceres, atas e projetos pedagógicos) e fontes orais (entrevistas). Os resultados evidenciaram a predominância, especialmente nas décadas iniciais, de um modelo de estrutura curricular bacharelesco, voltado à formação de especialistas em conteúdos específicos de física, com a dimensão da formação pedagógica silenciada. As entrevistas revelaram, contudo, que o curso se constituiu como um território de invenção e resistência, no qual docentes e discentes transformaram a precariedade de infraestrutura e de recursos humanos em espaço de criação. Reformas curriculares, como a de 1992, e o reconhecimento oficial do curso pelo Decreto nº 79.065/1997 representaram momentos de inflexão e amadurecimento institucional. Concluiu-se que a história da Licenciatura em Física na UFMA reflete um processo contínuo de individuação, impulsionado pelas forças instituintes dos sujeitos que a construíram. Acredita-se que este estudo é uma contribuição para a valorização da memória docente, para o registro histórico da formação em física no Maranhão e para o fortalecimento de uma perspectiva crítica sobre a formação docente daqueles que participaram da criação e da consolidação do curso.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA PAULA BISPO DA SILVA - UEPB
Interno - 2146304 - ANDRE FLAVIO GONCALVES SILVA
Presidente - 116.632.193-20 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA

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