Banca de DEFESA: ANA DEBORAH PEREIRA DE BARROS
2018-03-19 20:23:34.424
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA DEBORAH PEREIRA DE BARROS
DATA: 28/03/2018
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO, BLOCO E, CCSO
TÍTULO: LINGUAGENS ARTÍSTICAS DO BUMBA MEU BOI NO CURRÍCULO DO ENSINO
MÉDIO NO MARANHÃO: Uma experiência no Centro de Ensino Manoel Beckman
PALAVRAS-CHAVES: Bumba meu boi. Ensino de Arte. Cultura popular. Ensino médio.
PÁGINAS: 312
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O presente trabalho versa sobre o ensino das linguagens artísticas do Bumba meu
boi do Maranhão enquanto conteúdo da disciplina Arte no Ensino Médio. O texto
inicia fazendo um delineamento histórico sobre a figura do boi no imaginário do
homem desde a antiguidade até os dias de hoje. Na sequência destaca as festas
populares no mundo e no Brasil nas quais o boi é o personagem principal como, por
exemplo, o Bumba meu boi. O folguedo no Maranhão abarca as quatro linguagens
artísticas distintas presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino
Médio (PCNEM) para a disciplina Arte: teatro (personagens específicos), artes
visuais (artesanato e indumentárias), música (instrumentos característicos) e dança
(movimentos e formação espacial). Portanto, as linguagens artísticas são um
caminho para o desenvolvimento de um trabalho na escola que vise o
(re)conhecimento, a valorização e a salvaguarda do Bumba meu boi maranhense
enquanto Patrimônio Cultural do Brasil. Por abordar a correlação existente entre a
arte, a educação, a cultura popular e o ensino médio, a pesquisa é fundamentada
em autores como Alves e Timbane (2016), Brandão (2008), Borges (2004), Gadotti
(1992), Lima (2013), Santos (2011), Silveira (2015) e Zan (2005). Como forma de
trabalhar os conteúdos presentes no Bumba meu boi do Maranhão na escola, foi
necessária a produção de um material didático que atendesse à proposta didáticopedagógica
em Arte. Para isso, um livro didático foi confeccionado a partir das
pesquisas de Azevedo (1997), Borralho (2012), Brandão (2016), Cascudo (1999),
Leitão (2013), Marques (1999), Padilha (2014) e Reis (2008) sobre o Bumba meu boi
maranhense. Os impactos da implementação desta proposta numa turma de ensino
médio serão analisados através questionários estruturados, observação participante,
relatórios (diário de campo), registro audiovisual e avaliações periódicas,
combinando elementos qualitativos e quantitativos. Por fim, espera-se que a
pesquisa contribua para uma efetiva valorização da cultura popular nas escolas e a
continuidade destes saberes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Externo ao Programa - 2310856 - TACITO FREIRE BORRALHO