Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE ALVARES COSTA
2018-08-20 17:58:27.425
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE ALVARES COSTA
DATA: 21/08/2018
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE PROFESSORES DO PPGEEB
TÍTULO: PEDAGOGIA DE PROJETOS E AS POSSIBILIDADES DE USO DA TECNOLOGIA
PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO 6º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Filosofia. Projetos. Tecnologia.
PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho destinado ao Exame de Qualificação versa sobre a
aplicabilidade da Pedagogia de Projetos e as possibilidades de uso da Tecnologia
para o ensino de Filosofia no 6º ano da Educação Básica. Uma metodologia de
trabalho educacional que tem por objetivo a organização e construção dos
conhecimentos, com metas previamente determinadas com foco no coletivo entre
alunos e professores. Desta forma, o aluno aprende produzindo, formulando
dúvidas, pesquisando o que vem favorecer a busca de novas descobertas e
reconstrução de saberes, em que todos os envolvidos alunos e professores têm
atribuições com responsabilidades compartilhadas. Para este estudo, utilizamos
alguns autores fundamentais em nossa perspectiva, para as discussões que
referenciam a temática como pedagogia, tecnologia e Filosofia respectivamente:
Dewey (1956), Fazenda (1998), Hernandez (1988), Antunes (2004), Sacristán
(2005); Kenski (2008), Barbosa (2008); Cerletti (2009), Foucault (1998), Lévy (1997),
Chauí (2003). Neste sentido, realizamos uma pesquisa na Escola Unidade Integrada
José Giorcelli Costa, localizada no município de São Luís Maranhão. Como
Produto do Mestrado Profissional em Gestão da Educação Básica, propõem-se a
construção de uma Proposta Pedagógica intitulada Pedagogia de Projetos e as
possibilidades de uso da tecnologia para o ensino de filosofia no 6º ano da educação
básica, através de um Caderno de Sugestões. Esta pesquisa fundamenta-se nos
PCNs, pois este orienta desenvolver trabalhos por projetos, que possibilite o
aprendiz ser o agente que participa de todo o processo, proporcionando assim a
interação sujeito-aprendiz diante dos problemas apresentados nos conteúdos
presentes no contexto social do aluno. Em relação a metodologia, o presente Projeto
de Dissertação é do tipo teórico e intervencionista, quanto ao método de abordagem
é uma pesquisa fenomenológica, acerca de sua abordagem é quantitativa e
qualitativa, desenvolvida através do suporte fornecido pelos estudos bibliográficos.
Em relação aos procedimentos, constituiu-se dentro dos cânones de uma pesquisaação.
Para coletar e registrar os relatos de professor e alunos utilizará questionários
e entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas e fechadas a dois professores
e duas turmas do 6º ano na disciplina de Filosofia. Esta temática mostra-se
pertinente, pois propõe contribuir com os estudos da Filosofia no 6º ano,
favorecendo o aprendizado, a pesquisa, a investigação, o questionamento da
realidade ao qual está inserido e se posicionar de forma crítica, reflexiva e
responsável. Pautadas em metodologias e técnicas que valorizem as investigações,
favorecendo a autonomia partindo da vivência e pesquisa do contexto social, assim
como das necessidades dos alunos de forma globalizada em que a Filosofia tem sua
fundamentação nas questões da humanidade.Nesta perspectiva propomos através
desta pesquisa contribuir para dinamizar e potencializar as aulas de filosofia do
ensino fundamental inserindo nas aulas o uso de tecnologia de forma integrada com
a mediação docente e as metodologias de ensino e aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2125298 - RITA DE CASSIA OLIVEIRA
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA
Interno - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS