Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLE SILVA PINTO
2018-08-27 19:39:50.534
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLE SILVA PINTO
DATA: 29/08/2018
HORA: 08:30
LOCAL: MICHELLE SILVA PINTO
TÍTULO: O ENSINO DO ATO DE LER NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: possibilidades de
ações para a constituição de uma comunidade de leitores, a partir da biblioteca de uma escola
do município de São Luís
São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Leitores. Ensino do Ato de Ler. Comunidade de Leitores. Ciclo de Alfabetização
PÁGINAS: 114
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada O ENSINO DO ATO DE LER NO CICLO DE
ALFABETIZAÇÃO: possibilidades de ações para a constituição de uma comunidade de
leitores, a partir da biblioteca de uma escola do município de São Luís, tem por objetivo
geral desenvolver uma intervenção pedagógica para o ensino do ato de ler em uma
perspectiva dialógica, a partir da biblioteca, visando a constituição de uma comunidade de
leitores, em uma escola da Rede Municipal de Educação de São Luís-MA. E, como objetivos
específicos: a) identificar as concepções teórico-metodológicas que orientam a ação do
professor alfabetizador no ensino do ato de ler articulado com o ensino do uso da biblioteca
como prática cultural; b) analisar as implicações dessas concepções na apropriação de sentido
para o ato de ler e para formação leitora dos alunos; c) propor uma intervenção para o ensino
do ato de ler numa perspectiva dialógica, a partir do planejamento de sequências didáticas
com vistas a formação de uma comunidade de leitores na escola; d) produzir um livro,
adotando o gênero discursivo diário, em que descrevemos o percurso das intervenções com
vistas a formação de uma comunidade de leitores, desenvolvidas na biblioteca escolar. Para
alcançar nossos objetivos, adotamos como metodologia a pesquisa do tipo intervenção
pedagógica, a partir dos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, cuja a geração de
dados ocorreu por meio do Encontro Dialogado entre as protagonistas da pesquisa,
subsumidos nos registros de um diário de campo. A partir de uma abordagem qualitativa e
subsidiada pelos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin, a análise de dados
compreendeu os eixos: 1) as exigências para se ensinar e aprender o ato de ler: como caminha
a história, que contemplou as concepções acerca ensino do ato de ler, sob dois referenciais:
concepções reducionistas do ensino do ato de ler e como prática dialógica; 2) As políticas de
formação de leitores e o ensino do ato de ler. Os sujeitos da pesquisa são as professoras do
Ciclo de Alfabetização (professoras de classe e responsáveis pela biblioteca) de uma escola
pública da rede municipal de São Luís-MA. Tomamos como central os pressupostos teóricos
do Círculo de Bakhtin, em especial, os estudos de Volóchinov (2017) e Bakhtin (2016), que
movimentaram nosso pensamento acerca da linguagem e suas possíveis implicações para o
ensino do ato de ler. Para tanto, subsidiamos nossas leituras, com os estudos de autores
contemporâneos que tratam do referido tema, tais como Arena (2003; 2008, 2011), Bajard
(2002), Correia (2011), Lerner (2002), Jolibert (1994; 2006) e Mortatti (2006, 2012 e 2014) e
outros, que dentre outras coisas, nos ajudaram a analisar os dados. Ressaltamos que a
pesquisa encontra-se em pleno desenvolvimento, por isso, não possuímos dados conclusivos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAGOBERTO BUIM ARENA - UNESP
Presidente - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES