Banca de DEFESA: HELINE MARIA FURTADO SILVA
2018-09-06 15:56:42.954
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELINE MARIA FURTADO SILVA
DATA: 20/09/2018
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: ENSINO DE CIÊNCIAS E QUESTÕES DE RELAÇÕES DE GÊNERO EM INSTRUMENTOS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências. Ensino Fundamental. Relações de Gênero. Trabalho docente. Livro didático. Literatura infantil.
PÁGINAS: 224
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Esta pesquisa, intitulada Ensino de Ciências e questões de relação de gênero em instrumentos didáticos do ensino fundamental, tem por objetivo identificar as possíveis interações dialógicas do professor de Ciências sobre o tema transversal gênero, dentro do campo do ensino de Ciências da 1ª etapa do Ensino Fundamental (2º ciclo 5º ano), bem como analisar o panorama das atividades e materiais didáticos nesta vertente aplicada por professores de ciências. Para isso, busca-se compreender como se dá o Ensino de Ciências, as concepções dos estudos sobre as relações de gênero, e a partir dessas concepções analisar a representação social dada à relação entre mulher e Ciências no material didático escolhido pelos professores. As análises foram realizadas sob o olhar e apoio dos seguintes referenciais teóricos: sobre gênero: Rago (1998), Del Priore (2008; 2011), Louro (2008, 2011, 2016), Foulcaut (2014), Garcia (2015), Saffioti (2015). Sobre Ciências: Lorenzetti (2000), Theófilo (2001), Carvalho (2003), Santos (2004), Sebach (2010), Pavão (2011), Krasilchick (2012). Sobre trabalho docente: Gauthier (1998), Tardif (2010), Ibernón (2011). Sobre livro didático: Francalanza e Megib Neto (2006), Lajolo (2017), Moretto (2017). Para elaboração do produto, o livro paradidático, apoiamo-nos em Coelho (2000) e Zilberman (2003, 2005) para questões de Literatura Infantil. A Metodologia está baseada na pesquisa qualitativa, utilizando a análise de conteúdo, análise documental de entrevistas, questionários semiestruturados e análise do Livro didático de Ciências, por meio de esquema da metodologia de redes sistêmicas. Pontualmente, o campo de pesquisa deste trabalho será uma amostragem de escolas municipais de um núcleo educacional da Cidade de São Luís Maranhão. Os colaboradores desta pesquisa se configuram nos professores de Ciências do referido núcleo, sendo o livro de Ciências por eles utilizado, o corpus desta pesquisa. A partir dos resultados encontrados, elaboramos e aplicamos o livro paradidático infantil, respaldados nos princípios norteadores de Gênero e Literatura Infantil. Após aplicação do produto final, percebemos o desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico das crianças, por meios dos questionamentos por eles suscitados, a partir das proposições contidas no texto literário, ou seja no paradidático
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA