Banca de DEFESA: MICHELLE SILVA PINTO
2019-07-23 15:40:12.579
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLE SILVA PINTO
DATA: 21/08/2019
HORA: 14:30
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: O CLUBE DA LEITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR: a construção de novos sentidos,
em situação de leitura compartilhada, por crianças em processo de alfabetização
PALAVRAS-CHAVES: Clube da Leitura. Biblioteca escolar. Espaços de elaboração de sentidos.
Formação de Leitores
PÁGINAS: 314
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação de mestrado teve por objetivo geral compreender os modos como as crianças
em processo de alfabetização se apropriam do ato de ler, em situações de leituras mediadas
por sessões discursivas de um Clube da Leitura na/pela biblioteca escolar. O lócus desse
estudo procede de leituras mediadas por sessões discursivas de um Clube da Leitura. Teve
como objetivos específicos: a) Identificar as práticas leitoras das crianças no ambiente escolar
e como eles se relacionam com os escritos disponíveis na escola; b) Compreender as
concepções teórico-metodológicas que orientam a ação do professor-alfabetizador no ensino
do ato de ler e do uso da biblioteca escolar, como práticas culturais; c) Analisar as diferentes
formas de atribuição de sentidos por parte de crianças em processo de alfabetização, a fim de
entender como elas ressignificam esses sentidos, ao serem expostas a novos espaços de
elaboração por meio do compartilhamento de leituras em um Clube da Leitura; d) Produzir
um livro com as reflexões desenvolvidas durante o percurso de criação de um Clube de
Leitura. Esta é uma pesquisa de natureza pesquisa-ação, do tipo intervenção pedagógica. Tem
como base teórica os princípios metodológicos da filosofia da linguagem, em especial, as
destacadas por Bakhtin e Volóchinov. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola
pública da Rede Municipal de Ensino de São Luís-MA, por meio de Encontros Dialogados
entre a pesquisadora e colaboradores da pesquisa - alunos/as e professoras de duas turmas do
3º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram registrados em diário de campo, áudios e
vídeos gravados, sempre preservando os diálogos completos, ao respeitar a integridade da
oralidade de seus autores. Como dito, adotei como referência central os pressupostos teóricos
dos estudos de Volóchinov (2017) e Bakhtin (2016), os quais movimentaram meu
pensamento acerca da linguagem e suas possíveis implicações para o ensino do ato de ler
como uma prática cultural. Para tanto, subsidiei minhas leituras, com os estudos de autores
contemporâneos que tratam do referido tema, tais como Arena (2003; 2008, 2011), Bajard
(2002), Correia (2011), Lerner (2002), Jolibert (1994; 2006) e Mortatti (2006, 2012 e 2014) e
outros, que dentre outras atividades, me ajudaram a analisar os dados. Os dados foram
organizados nos seguintes núcleos temáticos: A biblioteca da escola como centro cultural
onde também é possível se apropriar das linguagens e do ato cultural ler escritos; O Clube da
Leitura e o texto literário como espaços de elaboração de novos sentidos, no encontro do
leitor com o texto escrito, em situações de leituras compartilhadas com os Outros. Considero
ser possível produzir uma estratégia metodológica para o ensino do ato de ler, utilizando a
dinâmica de um Clube da Leitura, a fim de analisar os modos como as crianças em processo
de alfabetização atribuem sentidos ao que leem, e, posteriormente, compartilham esses em
uma roda de conversa. Assim, tais sentidos são ressignificados ao ter contato com os sentidos
atribuídos pelo(s) Outro(s), derivado das circunstâncias de vida de cada leitor. O trabalho de
intervenção realizado na/pela biblioteca escolar trouxe mudanças significativas no processo
de desenvolvimento humano dos alunos, que saíram de gestos e operações iniciantes sobre o
ato de ler, para atitudes leitoras mais elaboradas e/ou eruditas, como é o caso da prática de ler
em grupo em um Clube da Leitura.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES
Externo à Instituição - DAGOBERTO BUIM ARENA - UNESP