Banca de DEFESA: WALDELICE OLIVEIRA ALMEIDA
2019-07-23 17:06:57.626
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDELICE OLIVEIRA ALMEIDA
DATA: 26/08/2019
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: a formação de sujeitos
ecológicos a partir do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Ensino de Ciências. Livro didático. Sujeito
ecológico.
PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: No que se refere ao ensino de ciências, os atuais paradigmas educacionais apontam
para a necessidade de promoção de um ensino voltado para a cidadania estimulando
a construção de valores e atitudes nos sujeitos em formação, através da reflexão
crítica e participativa na sociedade, atentado para os saberes científicos a serem
adquiridos de forma significativa. No tocante ao papel de educador, entende-se como
importante estimular práticas consonantes com os ideais ecológicos uma vez que
nesse viés proporciona desenvolver atitudes e comportamentos ecologicamente
aceitos orientando as escolhas no sentido da proteção do meio ambiente. Dessa
forma, a presente dissertação abordou uma discussão que diz respeito a relação entre
ensino de Ciências e Educação Ambiental para a formação dos sujeitos ecológicos a
partir do Ensino Fundamental. Os referenciais teóricos utilizados para nortear as
discussões basearam-se principalmente em Carvalho (2012), Reigotta (2014),
Freitag, Motta e Costa (1993), Krasilchik (1987), Mello e Longhini (2013), Maknamara
(2009) assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a Base Nacional
Comum Curricular (2017), a Política Nacional de Educação Ambiental Lei nº
9.795/1999, a Política Estadual de Educação Ambiental - Lei Nº 9.279 de 20 de
outubro de 2010. O estudo utiliza a perspectiva de pesquisa qualitativa cuja coleta de
dados deu-se em seis escolas da rede municipal do Ensino Fundamental de São Luís
- MA tendo como sujeitos os professores de Ciências com os quais foram aplicados
questionários e entrevistas com o objetivo investigar a concepção conceitual, científica
e social sobre Educação Ambiental além de uma breve análise de materiais didáticos
utilizados por esses professores com o propósito de caracterizar as ações
pedagógicas de cunho ambiental desenvolvida por eles. Os resultados descritos
apontam que a inserção da educação ambiental nas escolas ainda apresenta
dificuldades, está condicionada a sua presença nos livros didáticos, que organizam o
conteúdo e planejam as ações e à subjetividade ecológica do professor. Em
consonância com o mestrado profissional, o produto desta pesquisa configurou-se em
um paradidático que buscou efetivar a presença da educação ambiental de forma
contextualizada, atendendo às características locais e na perspectiva socioambiental.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA