Banca de DEFESA: PATRICIA AZEVEDO DE OLIVEIRA
2019-07-23 18:23:29.516
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA AZEVEDO DE OLIVEIRA
DATA: 20/08/2019
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ESTATÍSTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Modelagem Matemática. Estatística. Ensino. Aprendizagem.
Ensino Médio.
PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Apresenta-se neste trabalho uma pesquisa com enfoque didático-pedagógico em
Modelagem Matemática, fazendo uso das cinco etapas da modelagem sugeridas por
Burak e Aragão (2012), como suporte para a construção de sequências didáticas
utilizadas na fase de intervenção. Cujo objetivo foi analisar o uso didático da
Modelagem Matemática na resolução de problemas de Estatística aplicados aos
alunos de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública de São
Luís, MA. Para fundamentar as discussões teóricas sobre o assunto foram utilizados
os estudos de Barbosa (2004); Almeida, Silva e Vertuan (2012); Burak e Aragão
(2012); Ribeiro (2012); Meyer, Caldeira e Malheiros (2013); Bassanezi (2016);
Biembengut (2016); Biembengut e Hein (2016); Alencar e Bueno (2017). Foi uma
pesquisa qualitativa de intervenção, destinada às reflexões teóricas sobre a
apropriação de conceitos das medidas de tendência central e de dispersão, bem
como a aplicação dessas medidas na resolução de problemas estatísticos. Os
resultados revelaram que os discentes se apropriaram dos conceitos trabalhados.
Assim como, das atividades estatísticas desenvolvidas em sala de aula. Observouse
também que essa metodologia permitiu-lhes desenvolver novas heurísticas de
resolução, promovendo dessa forma, aprendizagem do objeto de estudo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Externo à Instituição - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO - UEMA
Presidente - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES - UFMA