Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCILEIDE MARTINS BORGES FERREIRA
2019-07-31 13:39:42.394
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCILEIDE MARTINS BORGES FERREIRA
DATA: 22/08/2019
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSo
TÍTULO: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE MATERIALIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Um estudo na Unidade Integrada Pontal
PALAVRAS-CHAVES: Literatura. Ensino. História Afro-brasileira e Africana.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação trata sobre a literatura como instrumento de
materialização do Ensino de História Afro-brasileira e Africana. O objetivo da
pesquisa é construir em parceria com os professores/as da Unidade Integrada
Pontal um Caderno de Orientações Didáticas sobre Literatura Afro-Brasileira e
Africana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A organização do texto está
estruturada em cinco seções. A primeira seção é a introdução, na qual
apresentamos o tema, os objetivos e o interesse. A segunda seção trata sobre a
categoria conceitual literatura, na qual discorremos sobre a origem do termo,
traçamos um breve histórico acerca da literatura afro-brasileira e, fundamentamos o
uso da literatura como instrumento para abordagem da História Afro-Brasileira e
Africana. A terceira seção aborda o percurso de inserção do Ensino de História e
Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo da Educação Básica, dando ênfase à
trajetória de lutas dos movimentos sociais pela valorização da cultura do negro, bem
como os dispositivos legais que antecederam a promulgação da Lei Nº 10.639/03. A
quarta seção traz a caracterização do local da pesquisa, os caminhos metodológicos
que pretendemos seguir e a descrição do produto, que será um Caderno de
Orientações Didáticas. Para desenvolvermos a pesquisa partiremos do seguinte
questionamento: Como um Caderno de Orientações Didáticas sobre Literatura Afro-
Brasileira e Africana, produzido com a participação dos professores, poderá
contribuir para a Unidade Integrada Pontal desenvolver um ensino que valorize a
História e Cultura Afro-brasileira e Africana? As principais fontes bibliográficas
utilizadas foram: Souza e Vieira (2016), Silva, Ferreira e Faria (2011); Silva e Silva
(2015), Mariosa e Reis (2011); Lima (2005), Candau (2012,2016); Souza
(2005,2006) e Fonseca (2006). Nossa pesquisa será um estudo de caso
instrumental. Os sujeitos da pesquisa serão os professores do 2º ao 5º ano, a
coordenadora pedagógica e os discentes da turma selecionada para aplicação do
produto. Os instrumentos de coleta de dados serão: entrevista, observação nãoparticipante,
questionário e formulário. As análises e interpretação dos dados serão
feitas através de quadros, tabelas e fotografias. Na quinta seção descrevemos o
Plano da Dissertação e por fim, na sexta seção mostramos o Cronograma das ações
da pesquisa que pretendemos desenvolver até o ano de 2020.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO