Banca de DEFESA: ELISIANY DOS SANTOS BRITO
2019-08-05 18:49:39.987
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISIANY DOS SANTOS BRITO
DATA: 21/08/2019
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO EM UMA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
PALAVRAS-CHAVES: Radioatividade. Ensino de Física. CTS. Evento científico. Conteúdos
atitudinais.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: As repercussões do desenvolvimento científico e tecnológico no cotidiano e, em
consequência, a demanda por um cidadão crítico e ativo, exigem do ensino de ciência
um papel relevante na educação básica. Em razão da importância dessas questões
no contexto atual, este estudo apresenta uma proposta didática para a prática docente
no ensino de ciência sobre o tema radioatividade, construída com base nos princípios
da abordagem do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A proposta
consiste na realização de um evento de cunho científico e foi aplicada em duas turmas
do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública da rede estadual na região
urbana de São Luís (Maranhão), objetivando contribuir com a formação de um cidadão
crítico, reflexivo, solidário e responsável, mediante questões da produção científica e
tecnológica. Inicialmente, foi aplicado um questionário de sondagem sobre os
conhecimentos prévios dos sujeitos da pesquisa, no intuito de nortear a abordagem e
a metodologia a ser usada. Definida a abordagem e iniciada a aplicação da proposta,
deu-se início às atividades que foram registradas a partir de observações feitas
durante a realização das produções dos sujeitos da pesquisa, procurando identificar
a evolução do conhecimento desses sujeitos sobre a temática radioatividade e do
engajamento deles sobre as questões científicas e tecnológicas. As produções,
realizadas com apresentações individuais e coletivas, demonstraram nos sujeitos da
pesquisa o desenvolvimento de atitudes, habilidades e valores como autoestima,
criatividade, comunicação oral, aprendizado colaborativo/cooperativo e solidariedade,
bem como evidenciaram evolução relativamente à consciência da importância das
questões pertinentes à ciência e à tecnologia para a sociedade atual. A experiência
com a proposta didática ofereceu subsídios para a confecção de um e-book, que será
compartilhado com professores. Este material tem o propósito de ser utilizado como
apoio educacional em diferentes atividades na educação básica e está disponível no
Apêndice F deste trabalho.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES - UFMA
Externo ao Programa - 1241719 - SILVETE CORADI GUERINI
Co-orientador - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA