Banca de QUALIFICAÇÃO: THALIANA CRUZ DANTAS
2019-08-19 18:13:36.492
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALIANA CRUZ DANTAS
DATA: 16/09/2019
HORA: 14:30
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA A BIODIVERSIDADE: olhares para o ensino de Biologia no contexto maranhense
PALAVRAS-CHAVES: Diversidade Biocultural. Ensino. Maranhão. Professores
PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O ensino de Biologia tem por objeto de estudo a vida e toda a sua diversidade. Entre seus temas centrais está a Biodiversidade que possui grande importância devido sua relação com aspectos socioculturais, econômicos e políticos da sociedade contemporânea. Em razão disso são muitas as implicações dessa temática para o campo educacional, sendo um desafio para professores de Biologia, principalmente devido seu caráter polissêmico do termo, bem como o processo de ensino-aprendizagem que ultrapasse os limites de conceituação científica, mas se entrelace à realidade do educando. Nesse sentido, como questão central para fins de delimitação da presente pesquisa se tem o seguinte questionamento: quais são as perspectivas dos professores de Biologia sobre Biodiversidade e como essas se estabelecem em relação a realidade maranhense? A pesquisa tem por objetivo geral investigar o ensino da Biodiversidade maranhense a partir da perspectiva de professores de Biologia. O trabalho em questão de trata de uma pesquisa com abordagem qualitativa, sendo da tipologia de pesquisa de Estudo de Caso junto a professores de Biologia de uma Instituição de ensino pública da cidade de São Luis MA. Os dados obtidos serão analisados de acordo com referencial de análise acerca das perspectivas da Educação para a Biodiversidade propostas por Wellie e Wals (2010) e nas perspectivas da Diversidade Biocultural (BCDEI, 2014). Para esse momento, a partir da delimitação de seis categorias, iniciou-se o processo de análise das entrevistas afim de se analisar as perspectivas que os professores possuem quanto ao tema da Biodiversidade no contexto do ensino. As falas analisadas apontam para a presença de diferentes perspectivas que revelam a pluralidade da Educação para a Biodiversidade e indicam que as categorias não se sobrepõem de forma hierarquizada, mas que coexistem de forma coesa. É relevante o aprofundamento das análises e discussões a fim de que permitam o embasamento das próximas etapas da pesquisa, como base na realidade, problemáticas e nas potencialidades até aqui encontradas. Como produto desta pesquisa, se propõem a construção colaborativa junto como os sujeitos participantes de uma Narrativa Digital que verse sobre a Educação para a Biodiversidade a partir do contexto maranhense a ser incorporada em uma Plataforma Digital Web 2.0 de livre acesso para professores.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE