Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS BRUNO CABRAL DE OLIVEIRA
2019-09-16 21:11:11.853
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS BRUNO CABRAL DE OLIVEIRA
DATA: 25/09/2019
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: A REALIDADE VIRTUAL COMO RECURSO EDUCATIVO: o uso da tecnologia por professores de Biologia
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias educacionais. Ambientes virtuais. Formação de
professores. Ensino-aprendizagem. Ebook
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A Realidade Virtual (RV) consiste na imersão em um ambiente digital por meio de um
dispositivo acoplado à cabeça (HMD) que projeta imagens. Ao ensino de Biologia, as
potencialidades da RV englobam a simulação de experimentos, a imersão em biomas,
a representação virtual de animais, a exploração de estruturas macro e microscópicas
etc. Há, também, cuidados específicos para a elaboração de aulas com RV, o que
exige um olhar atento pelo professor. Este trabalho objetiva investigar o uso da
Realidade Virtual por professores de Biologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
do tipo estudo de caso cujos sujeitos serão professores de Biologia de uma escola
pública de Ensino Médio em São Luís, MA. Primeiramente, realizamos um estudo
teste que consistiu em uma oficina sobre tecnologias digitais na Educação em uma
instituição de ensino superior em São Luís, MA, para os alunos de Licenciatura em
Biologia, o que nos conferiu resultados parciais. Percebemos que a RV despertou
interesse nos participantes, que a acharam de fácil uso, mesmo aqueles que não a
haviam utilizado anteriormente. Diante disso, realizaremos visitas a uma escola para
entendermos a realidade local e ter reuniões com a Gestão e professores para
esclarecimentos sobre a pesquisa. A participação dos professores será concordada
com a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para levantar os
conhecimentos dos sujeitos sobre RV, aplicaremos questionários individuais. A partir
dos dados obtidos, elaboraremos a intervenção, que consistirá em uma oficina sobre
o uso da RV como recurso educacional. Na oficina, os professores serão
apresentados a questões básicas da RV e poderão utilizá-la com HMD de baixo custo
feitos de papelão. Na oficina, os professores também serão apresentados a
sequências didáticas que fazem uso da RV. Procuraremos conhecer, então, como os
professores desenvolveriam tais sequências em suas aulas, por meio de um
questionário aberto, e realizaremos entrevistas para entendermos suas percepções
quanto ao uso da RV. Os dados obtidos serão submetidos à análise de conteúdo, que
consiste em três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação dos
resultados. Para verificarmos como professores preveem a implementação da
Realidade Virtual em suas aulas, analisaremos os dados obtidos nos questionários
abertos aplicados durante a oficina. Tais dados serão analisados conforme o conjunto
de competências e habilidades em Alfabetização Midiática e Informacional, proposta
de alfabetização voltada a professores que promove o uso de tecnologias em aulas.
Por fim, elaboraremos um ebook (livro digital), sobre o uso da RV voltado a
professores de Biologia. O ebook terá uma parte teórica, com conceitos básicos sobre
a RV, e uma segunda parte com sequencias didáticas e sugestões de recursos para
os professores criarem seus próprios materiais de RV, anexo à versão final do
trabalho, entregue à coordenação em CD-ROM e, caso autorizado, à escola.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Interno - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES - UFMA