Banca de DEFESA: DAVID SILVA DIAS
2020-08-11 14:01:41.697
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVID SILVA DIAS
DATA: 11/09/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: O USO DE FILMES E SÉRIES COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NO
PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA HISTÓRIA: um estudo
no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Monte
Castelo
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de história. Filmes e séries. Consciência histórica. Didática da
História. Linguagem cinematográfica.
PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O crescente desenvolvimento tecnológico levou à produção de uma sociedade que se comunicar
cada vez mais a partir das imagens. A escola não está livre do consumo dessas imagens que
chegam até à comunidade escolar por meio de livros, revistas, filmes e séries. Nesse sentido,
esta pesquisa teve como objetivo: Construir um caderno interativo com sugestões/orientações
sobre o uso de filmes e séries em aulas de História, a partir de investigação no Instituto Federal
do Maranhão/Campus Monte Castelo, sobre como filmes e séries de temática histórica estão
sendo problematizados em sala de aula e quais os resultados de sua utilização na construção do
conhecimento histórico. Esta pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa em educação do tipo
estudo de caso, com enfoque procedimental de caráter colaborativo e de intervenção. Situa-se
na dimensão da História Cultural; temática, cinema e ensino de História e domínio do ensino
de História. Como sujeitos, trabalha-se com uma docente e trinta discentes de uma turma de
primeiro ano do Ensino Médio do curso Edificações, do Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Maranhão, lócus da pesquisa. Utiliza-se como instrumentos de pesquisa:
observação não participante; questionário com perguntas abertas para a docente e discentes;
análise documental. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de Análise do Conteúdo. Esta
pesquisa incluiu a realização de encontros/laboratórios com a docente e aplicação do produto
elaborado com os discentes. Os resultados apontaram que os alunos tiveram um acréscimo na
sua percepção do conteúdo histórica por meio dos filmes exibidos em sala de aula com auxílio
da linguagem cinematografia. Os achados ressaltam que os estudantes obtiveram uma nova
dinâmica no aprendizado na História por meio do jogo construído a partir do filme exibido em
sala de aula. A partir da intervenção realizada foi construído o produto que possibilitou a sua
aplicação depois do filme exibido. Além disso, houve a ampliação do conhecimento da
professora de História sobre os conceitos históricos e a linguagem cinematográfica nas aulas de
História. Logo, o caderno interativo trouxe para os alunos e para a professora um novo olhar
sobre o conhecimento histórico, considerando o uso de filmes e séries em aulas de história
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 2804587 - VIVIANE MOURA DA ROCHA