Banca de DEFESA: ANDREIA VAZ CUNHA DE SOUSA
2020-09-01 17:22:06.685
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREIA VAZ CUNHA DE SOUSA
DATA: 30/09/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE LEITORES NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um
estudo na UEB Olavo Melo
PALAVRAS-CHAVES: Formação de leitores. Letramento. Alfabetização.
PÁGINAS: 235
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa refere-se ao estudo sobre a formação de leitores em uma turma
de 2º ano do Ensino Fundamental na Educação Básica. Objetiva-se avaliar as
concepções teóricas e metodológicas que embasam as práticas de leitura na
Unidade de Ensino Básico Olavo Melo e sua repercussão na formação inicial de
leitores no 2º ano da turma em pauta visando uma proposta de intervenção nestes
ritos e trajetórias, ao identificar-se a natureza das estratégias de leitura aplicadas na
formação inicial de leitores, ao analisarem-se as práticas de leitura desenvolvidas
nas turmas de alfabetização e sua contribuição para o letramento, e ao viabilizar-se
juntamente com os professores da Unidade em foco uma proposta de intervenção,
tendo em vista a formação inicial de leitores no 2º ano do Ensino Fundamental.
Problematiza-se compreender em que medida as concepções teóricas e
metodológicas que embasam as práticas de leitura em uso têm favorecido a
formação inicial de leitores do turno vespertino no meio rural da rede municipal de
Paço do Lumiar nos últimos 24 meses. Adota-se a abordagem teórico-metodológica
da história cultural sustentada no levantamento de dados históricos via pesquisa
bibliográfica e documental, assim como o uso da pesquisa-ação como meio de
intervenção auxiliada de instrumentos e técnicas de recolha de dados: a observação,
o questionário, o grupo focal e a entrevista. Conclui-se que os aspectos negativos
oriundos de um ensino de leitura baseado na codificação e decodificação de letras,
sílabas e palavras podem se materializar no processo formativo da escola, já que a
partir das intervenções observamos que os alunos compreenderam que a leitura é
uma construção de sentido, que podem estabelecer relações com o texto e que as
oportunidades de vivenciar situações que envolvam a escrita e a leitura visando seu
uso social e a prática da cidadania, são necessárias como caminho sugerido para
tentar superar o fracasso da formação inicial dos alunos como leitores.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Presidente - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES