Banca de DEFESA: CLEOMAR LIMA PEREIRA
2020-09-22 16:53:13.449
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEOMAR LIMA PEREIRA
DATA: 23/10/2020
HORA: 13:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: FAMÍLIA NA ROTINA PEDAGÓGICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO: uma proposta de intervenção na Sala de Recursos
Multifuncionais
PALAVRAS-CHAVES: Atendimento Educacional Especializado. Educação Inclusiva.
Família. Intervenção Pedagógica. Sala de Recursos Multifuncionais.
PÁGINAS: 221
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo geral construir, de forma coletiva, um Caderno
Pedagógico com estratégias metodológicas para a participação dos
pais/responsáveis na rotina do atendimento educacional especializado na sala de
recursos multifuncionais. Pesquisa de abordagem quanti-qualitativa a partir de um
estudo exploratório/descritivo, trata-se de uma proposta de intervenção pedagógica
na perspectiva da pesquisa participante e com foco colaborativo. Os participantes
envolvidos foram 1 (uma) professora da sala de recursos multifuncionais, 1 (uma)
coordenadora pedagógica e 10 ( dez) pais/responsáveis e 10 (dez) estudantes com
deficiência e transtorno do espetro autista matriculados na escola municipal de
atendimento educacional especializado Dra. Maria Amélia Bastos, localizada na
cidade de São José de Ribamar/MA. Os instrumentos de geração e coleta de dados
utilizados se constituíram de questionário, entrevistas e observação participante. A
apresentação e discussão dos resultados foram realizadas sob a técnica da análise
do discurso e da categorização de conteúdos. Para os resultados envolvendo a
percepção dos pais/responsáveis sobre as intervenções realizadas, constatamos
que 40% e 30% deles sabem pouco‟ ou algo‟ sobre o crescimento ou aprendizagem
dos filhos, respectivamente e 90% dizem saber pouco‟ ou nada‟ sobre os seus
direitos em relação às necessidades do filho e por isso identificamos que 50% dos
participantes relataram que em nada‟ conseguem ajudar os filhos e 80% nada‟
conseguem realizar suas próprias necessidades, entretanto apesar de algumas
limitações, 60% afirmam que a intervenção é muito útil‟. A entrevista realizada com
a professora demonstrou a necessidade de ressignificação no conceito de
participação dos pais/responsáveis entendida como ação passiva, de espectador,
não como ação ativa, dinâmica, inserida nos processos de construção e decisão. A
realização da intervenção pedagógica teve boa aceitação e satisfação por parte dos
envolvidos que relataram impactos positivos em relação à colaboração e aos
aprendizados adquiridos. A intervenção sob a perspectiva colaborativa evidenciou a
necessidade de um projeto de formação e orientação aos pais/responsáveis que os
auxilie na participação das intervenções educativas desenvolvidas com os
estudantes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS
Externo à Instituição - VÍTOR DANIEL FERREIRA FRANCO - UÉ