Banca de DEFESA: MIRIAN FERREIRA DA SILVA BOGÉA
2020-09-22 18:09:00.709
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIRIAN FERREIRA DA SILVA BOGÉA
DATA: 23/10/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES VISUAIS DOS POVOS CANELA-RAMKOKAMEKRÁ: uma
proposta metodológica para Educação Básica Técnica e Tecnológica IFMA/Campus
Imperatriz
PALAVRAS-CHAVES: Arte Indígena. Canela-Ramkokramekrá. Ensino de Artes Visuais.
Interculturalidade. Educação
PÁGINAS: 229
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho trata sobre as Representações Visuais dos povos Canela-
Ramkokramekrá e traz uma proposta metodológica para Educação Básica Técnica e
Tecnológica IFMA/Campus Imperatriz. De forma geral, o texto aborda a história, a
cultura e a arte indígena no contexto brasileiro e maranhense, considerando a
perspectiva intercultural dos conteúdos que abordam a temática indígena em sala de
aula. O objetivo geral desta investigação consiste em elaborar um material didático
para o ensino de Artes Visuais a partir das produções materiais (cestaria, pinturas
corporais e os adereços) dos povos Canela-Ramkokamekrá, visando à valorização da
cultura indígena no Maranhão. Historicamente, esta pesquisa traz uma abordagem
sobre os aspectos histórico-culturais dos povos indígenas do Brasil e do Maranhão,
com destaque para os povos Canela-Ramkokramekrá, suas principais características
de vida, tradição e cotidiano. Foram analisados alguns aspectos históricos do ensino
de Artes Visuais e da cultura indígena, tendo como perspectiva a interculturalidade
através de uma proposta didático-pedagógica, a qual consistiu numa possibilidade
viável para o ensino de Arte na Educação Básica Técnica e Tecnológica
IFMA/Campus Imperatriz. Esta pesquisa está fundamentada nas obras de Alonso
(1996), Barbosa (2014), Candau (2008), Geertz (1997), Franklin (2005), Luciano
(2006), Rolande (2013, 2017), Silva (2014), Ribeiro (2000), Mellati (2006), Nimuendajú
(1946), Crocker e Crocker (2009), Figueiredo (2012), Vidal (2000) e Urban (1992). Os
resultados desta iniciativa foram ponderados através de entrevistas, observação
participante, diário de campo e registro audiovisual. Deseja-se que esta pesquisa
promova novas perspectivas sobre o ensino das Artes Visuais e contribua para a
valorização da cultura indígena no espaço escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO
Interno - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR
Presidente - 2804587 - VIVIANE MOURA DA ROCHA